Voltar

Campus Baixada Santista - Serviço Social - Vespertino

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Vespertino

SISU

Bacharelado

50

8 semestres

2009

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 651 de 10/12/2013, publicada no D.O.U. nº 240 de 11/12/2013, Pág. 28, Seção 1. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 823 de 30/12/2014, publicada no D.O.U. nº 1 de 02/01/2015, Pág. 50, Seção 1.

Perfil Profissional

Perfil do egresso - Profissional que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais; Profissional qualificado com sólidos fundamentos teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político - requisitos profissionais para o exercicio profissional - em matérias relacionadas ao serviço social e comprometidos com a defesa dos direitos humanos, com as lutas sociais e com a emancipação humana.

Descrição

O Serviço Social é uma profissão regulamentada por meio da Lei no. 8662/93. Tem um Código de Ética que orienta o trabalho profissional e a fiscalização do exercício profissional é realizada pelos Conselhos Federal e Regionais. O/a assistente social realiza seu trabalho em instituições públicas e privadas, atuando na formulação, na gestão, no planejamento, na execução e avaliação das políticas sociais, a partir de conhecimentos e princípios éticos que orientam a ação profissional, no sentido de proporcionar o acesso e a permaneça aos direitos sociais. O Currículo do Curso está estruturado em quatro anos, e seus conteúdos organizados em eixos de fundamentação: compreensão do ser social na sociedade capitalista; formação sócio-histórica da sociedade brasileira; trabalho em saúde e trabalho profissional. As unidades curriculares estão organizadas em: módulos, oficinas, supervisão acadêmica, estágio, núcleos de pesquisa, estágio, atividades complementares, dentre outras, tendo como pressuposto básico a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, visando uma formação profissional alinhada ao conhecimento crítico, ao serviço dos interesses dos trabalhadores, dos movimentos sociais e da busca da equidade e justiça social.

Coordenador

Luzia Fatima Baierl - Professor(a) Profº Dra

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar