Voltar

Campus Guarulhos - História Da Arte - Noturno

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Noturno

SISU

Bacharelado

50

8 semestres

2009

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 48 de 23/01/2015, Pág. 10, Seção 1, publicada no D. O. U. nº 17 de 26/01/2015. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 659 de 28/09/2018, Pág. 21, Seção 1, publicada no D. O. U. nº 189 de 01/10/2018.

Perfil Profissional

O profissional formado pelo curso de História da Arte poderá desenvolver diferentes atividades profissionais, tais como: 1. Atividades curatoriais em museus e galerias privadas. O profissional formado pela UNIFESP tem excelente capacidade curatorial, estando habilitado para operar seleções do material visual à sua disposição, criando sentidos e discursos dotados de coerência nos planos conceitual e material. 2. Pesquisador em museus, instituições ligadas ao IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Curso de História da Arte habilita o seu profissional a produzir avaliações competentes sobre a relevância e o significado de variada produção artística, produzindo pareceres sobre este tema bem como complementando o trabalho da legislação de proteção de bens artísticos. O profissional poderá atuar como auxiliar no estabelecimento de parâmetros que conduzam as políticas de preservação e gestão de bens artísticos e seus congêneres. Poderá ainda efetuar pareceres sobre a qualidade de objetos de arte auxiliando na compreensão de seu valor simbólico ou material, atuar como auxiliar em museus, galerias, diretores de arte ou em qualquer ambiente em que o objeto de arte ou o elemento visual artístico esteja presente. 3. Professor de história da arte. Existe grande procura por professores de história da arte em universidades (faculdades de artes visuais, moda, design, propaganda, arquitetura, entre outros) e também em cursos de extensão universitária e em museus. O historiador da arte é capaz de conduzir projetos educativos que despertem a sensibilidade visual, embasada em conceitos históricos e teóricos consistentes, em seus ouvintes, sejam eles alunos em cursos regulares ou em atividades como palestras, oficinas ou visitas de estudo a museus, sítios de interesse artístico, etc. 4. Consultores para as empresas de seguro especializadas em obras de arte e afins, galerias, agências de publicidade. 5. Gerência Cultural.

Descrição

Objetivos do Curso O Curso de Graduação em História da Arte da UNIFESP tem como objetivo principal dar uma formação acadêmica ao estudante, a partir da construção de um conhecimento fundamental que o habilite a analisar e compreender os objetos artísticos (e não-artísticos) da Antiguidade à contemporaneidade, considerando tanto os objetos inscritos em um campo político e cultural, no sentido de compreender sua natureza, quanto seu estatuto conceitual e retórico. O Curso de História da Arte, tal como aqui concebido, abarca, de forma ampla, a diversidade de conteúdos e métodos desse campo do conhecimento. Ocupa-se, nesse sentido, dos conceitos e teorias da arte, bem como da própria história dessa área e seus pressupostos.

Coordenador

Manoela Rossinetti Rufinoni - Professor(a) Profª

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar