Voltar

Campus Guarulhos - Ciências Sociais Licenciatura - Vespertino

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Vespertino

SISU

Lincenciatura

40

9 semestres

2007

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 1.193 de 24/11/2017, Pág. 91, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 226 de 27/11/2017. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 921 de 27/12/2018, Pág. 264, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 249 de 28/12/2018.

Perfil Profissional

A atuação profissional e o mercado de trabalho do Cientista Social são amplos, englobando atividades de pesquisa, de ensino assim como de planejamento, consultoria e assessoria às organizações sociais e políticas (meios de comunicação impressos e eletrônicos; movimentos sociais, organizações não-governamentais, associações civis, partidos políticos) e às organizações governamentais (formulação, implementação e avaliação de políticas públicas).

Descrição

O Curso de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, Campus Guarulhos, oferece formação teórica, metodológica e prática, nas áreas que compõem esse campo científico - a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia. O Curso contempla repertório variado de disciplinas: teóricas (correntes de pensamento nas três áreas de conhecimento), metodológicas (debate epistemológico sobre a produção do conhecimento científico nas Ciências Sociais e métodos e técnicas da pesquisa empírica), eletivas (teoria e pesquisa em áreas específicas de estudo sobre os processos culturais, políticos e societários). O Curso oferece duas modalidades de formação: Bacharelado e Bacharelado/Licenciatura. O Bacharelado concentra atividades curriculares e acadêmicas dirigidas para a formação do pesquisador que culmina com o desenvolvimento de trabalho de Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). O curso integrada Bacharelado e Licenciatura e propicia a formação simultânea em ensino e pesquisa. O estudante opta pela Licenciatura no 4º Termo do Curso inscrevendo-se em disciplinas específicas e no Estágio Curricular Supervisionado. Essa integração procura aliar teoria e prática didático-pedagógicas com pesquisa competente e atualizada da realidade social na qual a escola se insere, capacitando o futuro professor para a construção de objetos e problemas de conhecimento e de reflexão dos fenômenos sociais em sala de aula.

Coordenador

Rodrigo Barbosa Ribeiro - Professor(a) Profº

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar