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Campus Guarulhos - Filosofia Licenciatura - Vespertino

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Vespertino

SISU

Lincenciatura

60

8 semestres

2007

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 614 de 30/10/2014, publicada no D.O.U. nº 211 de 31/10/2014, Pág. 19, Seção 1. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 921 de 27/12/2018, publicada no D.O.U. nº 249 de 28/12/2018, Pág. 264, Seção 1.

Perfil Profissional

Os egressos serão pesquisadores em filosofia e professores do ensino médio. Este profissional deve possuir conhecimento da história da filosofia, estabelecer relações conceituais, estar apto a analisar as diferentes correntes filosóficas à luz da história da cultura, saber dialogar e se confrontar com outros modos de conhecimento e saberes. O profissional de filosofia pode atuar em trabalho editorial, bibliotecas especializadas, museus, centros culturais, consultorias em organizações não-governamentais e comissões institucionais de ética e áreas afins. O bacharel e licenciado estará apto: para fazer leitura, interpretar e pesquisar textos da tradição filosófica, abordando-os monotematicamente; a seguir seus estudos em nível de pós-graduação, a elaborar projetos de pesquisa e de ensino em filosofia; a apresentar conferências e participar de seminários científicos; a dirigir seminários; colaborar no planejamento e realização de atividades culturais, sociais e educacionais; realizar pesquisa e abordagem pluritemática da Filosofia e ministrar aulas no ensino médio.

Descrição

De acordo com o Parecer CNE/CES 492/2001, que propõe que o curso ofereça para bacharelado e licenciatura ¿substancialmente a mesma formação, em termos de conteúdo e de qualidade¿ (p.4). O curso de Filosofia da Unifesp oferece ao estudante ¿Bacharelado e Licenciatura¿ de modo integrado. O curso se fundamenta nos seguintes princípios norteadores: 1- oferecer uma formação teórica que permita ao profissional examinar autores e obras no campo da história da filosofia e analisar filosoficamente as produções culturais, artísticas, científicas e técnicas da história do pensamento; 2- garantir ao máximo que o processo de formação do estudante, em todas as suas dimensões, seja pautado na autonomia, como fundamento básico de qualquer trabalho intelectual capaz de crítica; 3- e a compreensão de que a formação do bacharel e do licenciado são em grande parte comuns, pois que a formação do estudante se faz em análise dos textos clássicos, cujo rigor requerido prepara ao mesmo tempo à pesquisa monográfica e temática na Pós-Graduação e à organização dos planos de ensino na História da Filosofia no Ensino Médio. Estes exercícios de leitura e de identificação de seu movimento interno garantem o tratamento de autores que eventualmente não tenham sido contemplados na Graduação, uma vez que o número de filósofos importantes se estende sempre além dos que os cursos consagram. É por estar habilitado ao conhecimento do mais complexo no plano de sua profundidade que forma o bacharel, que o professor licenciado poderá desenvolver seu trabalho no campo de qualquer período da História da Filosofia e de suas obras, ganhando em universalidade.

Coordenador

Cristiane Maria Rebello Nascimento - Professor(a) Prof Dra

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

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Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

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Projeto Pedagógico

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