Voltar

Campus São Paulo - Biomedicina - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

VESTIBULAR MISTO

Bacharelado

33

4 anos

1966

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria MEC nº 178 de 11/03/1985, publicada no D.O.U. de 13/03/1985. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 133 de 01/03/2018, publicada no D.O.U. de 02/03/2018.

Perfil Profissional

Os estudantes graduados poderão exercer atividades profissionais em institutos de pesquisa e em empresas de iniciativa privada ligadas à área biomédica como a indústria farmacêutica e laboratórios de Análises Clínicas. Sobretudo, poderão exercer atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino de nível superior, nas diferentes áreas da biomedicina.

Descrição

O curso, implantado em 1966 pela Escola Paulista de Medicina (EPM), atual EPM/UNIFESP, com o objetivo de formar profissionais para exercer docência e pesquisa nas diferentes disciplinas básicas da Medicina, foi pioneiro no país nessa área fundamental às Ciências da Saúde. O curso da EPM/UNIFESP proporciona além de aulas teóricas e práticas multidisciplinares, a oportunidade aos estudantes de estabelecer contato direto e permanente com os nossos professores e pesquisadores, o que permite o aprofundamento de seus conhecimentos. Desde os primeiros anos do curso os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação científica, dentro dos laboratórios da UNIFESP, onde podem acompanhar ou desenvolver projetos de pesquisa, participar de congressos científicos e muitas vezes os projetos podem resultar em trabalhos publicados em revistas científicas de divulgação nacional e internacional. Durante os seis primeiros semestres são ministradas aulas teórico-práticas das diferentes unidades curriculares da área biomédica, dentre elas, Biologia Celular, Biologia Molecular, Anatomia, Histologia, Embriologia, Biofísica, Bioquímica, Matemática, Física, Físico-Química, Fisiologia, Psicobiologia, Genética, Microbiologia, I munologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Análises Clínicas, Informática em Saúde, Bioestatística, Filosofia da Ciência e Ética. No sexto semestre os estudantes optam por cursar disciplinas eletivas de caráter multidisciplinar, para aprofundamento e atualização do conhecimento teórico-prático nas áreas de interesse, ou realizar estágio prático em laboratório de Análises Clínicas. Nos dois últimos semestres, o estudante realiza estágio curricular obrigatório, em tempo integral, para desenvolvimento de projeto de sua escolha, orientado por professores ou pesquisadores credenciados em um dos diferentes laboratórios da Unifesp ou de outras Universidades ou Institutos de Pesquisa, previamente aprovados pela CC do Curso.

Coordenador

Taiza Stumpp Teixeira - Professor(a) Dra.
stumpp.taiza@unifesp.br

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar