Modalidade\Turno
Ingresso
Grau Conferido
Vagas
Duração
Ano de Criação
Matutino
SISU/ABI
Lincenciatura
40
8 semestres
2020
Reconhecimento
Perfil Profissional
Almeja-se que o egresso do curso de Geografia, grau licenciatura, tenha adquirido uma sólida formação humanística, teórica e metodológica, referenciando-se nas necessidades para o ensino dessa área do conhecimento na escola básica, assim como a perspectiva do exercício profissional (ético e democrático) atinentes ao seu campo de atuação, com formação crítica, criativa e prática, envolvido na resolução de problemas em diálogo com a sociedade e na defesa de uma escola democrática, voltada à consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, promotora de reconhecimentos e que valorize a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etária, entre outras. Um profissional comprometido com o ensino e a pesquisa, para que possa abordar de modo sistemático - individualmente ou em equipes multidisciplinares - os conhecimentos da ciência geográfica que lhe permitam estabelecer o domínio dos conteúdos e de seus fundamentos epistêmicos, visando à construção de saberes geográficos voltados às práticas escolares e pedagógicas e mediados pelo reconhecimento de seus lugares de exercício profissional, isto é, quem são os alunos, os colegas de profissão e a natureza de suas respectivas áreas de atuação na escola básica, os gestores educacionais e suas preocupações relacionadas ao ensino e aprendizagens dos alunos e da comunidade envolvida com a escola.
Descrição
O curso de Geografia, grau licenciatura, como campo das Ciências Humanas, visa formar docentes (professores de Geografia) capazes de analisar e compreender criticamente a dinâmica do espaço produzido pelas relações sociais, bem como a dimensão territorial e ambiental das estruturas econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade, com enfoque especial nas correlações entre o ensino de Geografia e as problemáticas urbanas. O curso propicia a formação de professores de Geografia com espírito crítico e autonomia intelectual, preparados para trabalharem de forma coletiva e capazes de investigar, problematizar, pensar e propor práticas pedagógicas que envolvam o reconhecimento e a proposição de soluções de problemas, particularmente aqueles associados à dinâmica da urbanização e das cidades.
Coordenador
Thiago Manhaes Cabral - Professor(a) Prof Dr
Atos normativos do Conselho Nacional de Educação
Diretrizes curriculares do curso (MEC)
Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático
Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos
Matriz Curricular
Consulte a Matriz Curricular do Curso
Projeto Pedagógico