Modalidade\Turno
Ingresso
Grau Conferido
Vagas
Duração
Ano de Criação
Integral
CONVÊNIO
Lincenciatura
40
8 semestres
2024
Reconhecimento
Perfil Profissional
Esta Licenciatura é prioritariamente dirigida a professores indígenas que já atuam nas escolas de suas aldeias, no Estado de São Paulo, e que ainda não tiveram a oportunidade de acessar o Ensino Superior. Em consonância com as resoluções CNE/CP 2/2019 e 1/2015 (Brasil, 2019 e 2015), pretende-se formar professores que sejam também pesquisadores críticos, comprometidos com suas comunidades e com a construção de uma educação específica, diferenciada e intercultural.
Descrição
O curso volta-se para a formação de professores indígenas que lecionam ou venham a lecionar nas escolas das Terras Indígenas do Estado de São Paulo, predominantemente habitadas pelos povos Mbya Guarani, Tupi Guarani/Nhandewa, Kaingang, Krenak e Terena. Trata-se de uma Licenciatura Intercultural Indígena com ênfase na formação docente para Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando as especificidades das escolas indígenas e seus projetos político-pedagógicos, contudo, o curso busca proporcionar uma formação docente ampla, de modo que os egressos possam atuar como professores, gestores e agentes sociais comprometidos com as causas coletivas da comunidade e seus conhecimentos tradicionais.
Coordenador
Valeria Mendonca De Macedo - Professor(a) Profa. Dra.
vmacedo@unifesp.br
Atos normativos do Conselho Nacional de Educação
Diretrizes curriculares do curso (MEC)
Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático
Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos
Matriz Curricular
Consulte a Matriz Curricular do Curso
Projeto Pedagógico