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Campus São Paulo - Enfermagem - Bacharel - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

SISU

Bacharelado

88

4 anos

1939

Reconhecimento

Reconhecido pelo Decreto nº 9.101 de 24/03/1942, publicado no D.O.U. de 01/04/1942. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 133 de 01/03/2018, publicada no D.O.U. de 02/03/2018.

Perfil Profissional

O curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp busca formar o profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país. A filosofia do curso está pautada no valor do cuidado ao ser humano na sua dignidade, integralidade, no conhecimento científico e nas competências e habilidades, respaldadas pela ética que requer que se preparem os futuros profissionais para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional. O desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem de acordo com o Parecer CNE/CES 1.133/2001, e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O enfermeiro graduado pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo é um profissional com formação generalista, humanista, ética, crítica/reflexiva, com competências para atuar nas dimensões biopsicossociais que envolvem o processo saúde-doença-cuidado do indivíduo, família e comunidade, no desenvolvimento de ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde.

Descrição

A Escola Paulista de Enfermagem mantém como filosofia o valor do cuidado ao ser humano, respeitando sua dignidade e integralidade, pautado no conhecimento científico e na competência, respaldada pela ética. Torna-se imprescindível preparar os discentes para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional. Diante do contexto histórico apresentado, o Curso de Graduação em Enfermagem procura estar sempre engajado para manter um currículo adequado às mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem, contudo deixar de priorizar a assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, família e grupos de comunidade, por meio de ações integradas de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, nas diferentes fases do ciclo-vital e do processo saúde-doença, que compreende como relação dinâmica, determinada por múltiplos fatores e pelo contínuo agir do homem frente ao universo físico, mental e social em que vive. Reconhece que a produção dos serviços de saúde é também determinada pela formação em saúde, procurando resgatar princípios de resolutividade, integralidade e isonomia, no atendimento à população, reafirmando assim, as proposições do Sistema Único de Saúde. Sendo assim, o Curso de Graduação em Enfermagem da EPE tem se empenhado em manter o compromisso ético, filosófico, político-social e técnico científico, junto à sociedade, desde sua criação até o presente momento. pesquisa, com base no princípios do Sistema Único de Saúde.

Coordenador

Lucia Marta Giunta Da Silva - Professor(a) Dra.
lsilva@unifesp.br

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

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Projeto Pedagógico

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