Voltar

Campus Baixada Santista - Educação Física - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

SISU

Bacharelado

50

8 semestres

2006

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 255, de 11/07/2011, publicada no D.O.U. de 12/07/2011. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 823 de 30/12/2014, publicada no D.O.U. de 02/01/2015.

Perfil Profissional

Qualificação para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos; Pronunciado interesse pela pesquisa científica em seu sentido profissionalizante e como suporte básico para sua atuação em variadas áreas de aplicação; Domínio dos conhecimentos específicos para sua intervenção acadêmico-profissional, compreendendo questões e situações-problema envolvidas no seu trabalho, identificando-as e resolvendo-as; Capacidade para interlocução com outros campos de conhecimento e autonomia para tomada de decisões, bem como responsabilidade pelas opções feitas e pelos efeitos da sua intervenção acadêmico-profissional; Capacidade de diagnosticar, elaborar projetos, planejar, agir e avaliar de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo atuando em diferentes níveis de ação de caráter promocional, preventivo ou terapêutico.

Descrição

O curso de Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP articula o ensino, a pesquisa e a extensão, visando, prioritariamente, a formação profissional para atuação em Saúde, mas também atendendo outras demandas próprias do bacharelado em Educação Física. Em seu decorrer são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervenção em diversos serviços visando a inserção dos futuros profissionais em equipes multidisciplinares voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como o controle de patologias, especialmente das crônicas. O curso enfatiza a interação entre fenômenos biológicos e sociais, objetivando uma visão integral do sujeito. Ao final do curso espera-se que o profissional esteja apto a diagnosticar, planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, de exercícios físicos, atividades recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde.

Coordenador

Hanna Karen Moreira Antunes - Professor(a) Dra.
hanna.karen@unifesp.br

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar