Voltar

Campus Baixada Santista - Fisioterapia - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

SISU

Bacharelado

50

10 semestres

2006

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 479 de 25/11/2011, publicada no D.O.U. de 30/11/2011. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 823 de 30/12/2014, publicada no D.O.U. de 02/01/2015.

Perfil Profissional

Profissional de saúde apto para o trabalho em equipe multiprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente e também com uma formação técnico-científica e humana de excelência na Fisioterapia. Desse modo o perfil do egresso do curso de Fisioterapia contempla: - Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual; - Formação para o respeito aos princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade; - Conhecimento e compreensão do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas; - Competência para preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções; - Competência para elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Descrição

Curso reformulado conforme diretrizes do PARECER CNE/CES Nº 213/2008, que recomenda a alteração da carga horária mínima de 4000 horas e estabelece em 05 anos o prazo mínimo para integralização do curso. A Fisioterapia, de acordo com a World Confederation for Physical Therapy (WCPT, 1999), presta serviços a pessoas e populações com o fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional em todos os ciclos de vida, no contexto da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. O Curso de Fisioterapia no Campus Baixada Santista foi implantado conjuntamente com os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Está planejado numa concepção modular de currículo, procurando integrar conteúdos/disciplinas em eixos e módulos interdisciplinares. Nesse sentido, prioriza a adoção de metodologias problematizadoras para o ensino, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação, o estímulo a uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento e a iniciação científica.

Coordenador

Imperio Lombardi Junior - Professor(a) Dr
imperiolombardi@gmail.com

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar