Voltar

Campus Baixada Santista - Psicologia - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

SISU

Bacharelado

50

10 semestres

2006

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 386 de 22/09/2011, publicada no D.O.U. de 26/09/2011. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 707 de 18/12/2013, publicada no D.O.U. de 19/12/2013.

Perfil Profissional

Formação crítica, generalista, plural e não tecnicista, englobando aspectos biológicos, sócio-culturais e econômicos. Capacidade de atuação em diferentes contextos, visando promoção da qualidade de vida individual e coletiva. Capacidade de atuação interdisciplinar em equipe e em rede. Ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações científicas. Capacidade de diagnosticar, elaborar projetos, agir e avaliar de forma coerente com referenciais teóricos e características populacionais. Capacidade de coordenar processos grupais e atuar nos níveis promocional, preventivo e terapêutico. Capacidade de elaborar relatos científicos, pareceres, laudos e outras comunicações profissionais. Formulação de questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas adequadas. Compreensão da formação como um exercício contínuo e permanente de atualização e aprofundamento.

Descrição

O curso articula saúde, clínica, intervenção e pesquisa como termos indissociáveis. Nele, enfatiza-se a interação entre fenômenos biológicos, culturais e históricos, objetivando uma visão integral de saúde e incorporando aspectos ético-políticos e técnicos. É constituído de três eixos comuns e um eixo específico. Nos primeiros, as aulas são em conjunto com outros cursos que compõem o Campus Baixada Santista e o ensino articula conteúdos provenientes de diversas disciplinas da formação em saúde. Os eixos comuns são: O Ser Humano em sua Dimensão Biológica, O Ser Humano e sua Inserção Social e Trabalho em Saúde. O eixo específico aborda conteúdos próprios da Psicologia, habilitando o aluno a compreender a diversidade de suas abordagens teóricas e campos de atuação, tanto dentro da área da saúde e quanto em áreas afins, como educação e assistência social. Atividades práticas ocorrem desde o início do curso, que tem duração de cinco anos, ocorre em tempo integral e oferece 50 vagas anuais.

Coordenador

Fernando De Almeida Silveira - Professor(a) Dr

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar