Voltar

Campus Diadema - Ciências Biológicas - Integral

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Integral

VESTIBULAR MISTO

Bacharelado

50

8 semestres

2007

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 515 de 15/10/2013, publicada no D.O.U. de 16/10/2013. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 1.097 de 24/12/2015, publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Perfil Profissional

O curso de Ciências Biológicas foi criado para formar um profissional generalista, capacitado nas áreas de especialidades, a saber: biologia molecular e celular; fisiologia; microbiologia, imunologia e parasitologia; genética e evolução; botânica; zoologia e ecologia, com forte componente em Ciências Químicas, Físicas e Matemáticas. Este profissional deve ser capaz de entender as complexas relações entre os organismos biológicos e o meio ambiente, e ser consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e do manejo da biodiversidade e, com isso, contribuir para o desenvolvimento sustentável. Alguns requisitos pessoais são importantes como: capacidade de observação acurada, abordagem lógica para resolver problemas; capacidade de comunicação oral e escrita; e habilidade para trabalhar tanto em equipe quanto de maneira independente. O perfil dos formandos procura atender as exigências da diretriz curricular, uma vez que almeja formar um profissional com visão crítica sobre produção e desenvolvimento cientifico e tecnológico Para tal, as unidades curriculares foram organizadas de forma que o conhecimento se estabeleça de modo integrado, possibilitando ao aluno traçar uma relação entre conteúdo prático e teórico. Com a reordenação disciplinar, buscando a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do raciocino lógico, além de fortalecer a capacidade de tomada de decisões, frente aos desafios a serem enfrentados pelo profissional. Neste sentido, busca-se um profissional sintonizado com as transformações pelas quais passa a sociedade. O egresso deste curso deverá pautar-se por princípios éticos em sua atuação como profissional e para tal não deverá utilizar os conhecimentos adquiridos como anteparo para justificar as diferenças étnicas ou de gênero. As discussões sobre ética e atuação profissional permeiam todas as unidades curriculares do curso.

Descrição

O curso de Ciências Biológicas tem por objetivo formar pessoal altamente qualificado, apto para inserção no mercado de trabalho e capaz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, da ciência e da tecnologia, e com aptidão de planejar integradamente ações no sentido de promover um desenvolvimento sustentável, preservando e recuperando o meio ambiente.

Coordenador

Fabiana Elaine Casarin Dos Santos - Professor(a) Dra

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar