Voltar

Campus Guarulhos - História Bacharelado - Vespertino

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Vespertino

SISU

Bacharelado

10

8 semestres

2007

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 515 de 15/10/2013, Pág. 21, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 201 de 16/10/2013. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 921 de 27/12/2018, Pág. 264, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 249 de 28/12/2018.

Perfil Profissional

Espera-se que o historiador formado pela Unifesp domine as regras do seu ofício com erudição e seja capaz de transmiti-las com clareza e responsabilidade, bem como domine as interfaces de sua disciplina com áreas afins, estabelecendo intercâmbios capazes de ampliar a compreensão do mundo humano em sua grande complexidade. Garantindo sólidas bases à sua atuação como docente e pesquisador, tais características o tornarão apto a colaborar no planejamento e realização de atividades culturais, sociais e educacionais; a participar de atividades de avaliação, classificação, catalogação de documentos em suportes variados; a instruir processos de tombamento no que tange ao saber histórico; a propor e elaborar catalogações de vestígios de cultura material; a elaborar estudos de impacto e laudos técnicos em sua área de competência; a propor e elaborar formas de registro dos bens intangíveis; a propor e executar programas de ação educativa em diferentes instituições do patrimônio.

Descrição

Falar em História significa falar, sobretudo, em tempo. A tarefa básica do historiador é a reflexão sobre a relação entre o presente e o passado, para observar, analisar e recuperar as formas pelas quais os seres humanos, em diferentes momentos, agiram e transformaram o mundo natural e social. O curso de História da Unifesp, tanto na modalidade Bacharelado quanto na modalidade Licenciatura, prepara seus alunos para tal tarefa oferecendo uma formação centrada nas disciplinas próprias da área, em sintonia com as discussões e tendências atuais entre os historiadores, e, ao mesmo tempo, no diálogo aberto com o campo mais amplo das Humanidades. Sua proposta é garantir ao aluno tanto a erudição quanto o treinamento para a pesquisa e para o ensino, com a máxima aproximação entre o percurso do bacharel e do licenciado; além disso, oferta um conjunto de disciplinas voltadas à Memória e ao Patrimônio Histórico, que apresentam novos caminhos e novas possibilidades de trabalho ao formado.

Coordenador

Lucilia Santos Siqueira - Professor(a) Profª Dra

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar