Voltar

Campus São José Dos Campos - Ciência Da Computação - Noturno

Modalidade\Turno

Ingresso

Grau Conferido

Vagas

Duração

Ano de Criação

Noturno

SISU

Bacharelado

50

8 semestres

2007

Reconhecimento

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 516 de 15/10/2013, Pág. 22, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 201 de 16/10/2013. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 921 de 27/12/2018, Pág. 264, Seção 1, publicada no D.O.U. nº 249 de 28/12/2018.

Perfil Profissional

O perfil do egresso do curso de Ciência da Computação é o de um profissional capaz de atuar nas áreas industrial, comercial e acadêmica, podendo trabalhar no âmbito do ensino, da prestação de serviços e do desenvolvimento científico e tecnológico de sua comunidade. Para tanto, o curso tem como objetivo promover uma formação ampla, voltada para a valorização das seguintes aptidões, atitudes e posturas: Aptidões - Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato; - interesse para desvendar novas possibilidades; - capacidade de análise e síntese. Atitudes e Posturas - atuação profissional baseada em sólidos princípios éticos, sociais e legais, com atenção especial para o cumprimento da legislação específica da área; - pró-atividade, colaboração e espírito crítico; - valorização da qualidade em sua atuação profissional; - compromisso e disposição para manter-se sempre atualizado; - espírito transformador e inovador. Habilidades e Competências O curso visa desenvolver as seguintes habilidades e competências: Habilidades Gerais - trabalho em equipe; - criatividade e inovação para solução de problemas e situações profissionais; - visão do negócio envolvido no desenvolvimento de projetos para os clientes; - saber aprender e transmitir conhecimentos; - saber conciliar teoria e prática; - adaptação às mudanças e evolução da área. Competências Técnicas - visão sistêmica e holística da área de computação; - ótimos conhecimentos dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação; - eficiência na operação de equipamentos computacionais e sistemas de software; - capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar projetos de software; - capacidade para projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software; - capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software Dentre outras qualidades descritas no Projeto Pedagógico do Curso.

Descrição

O curso, de Ciência da Computação / Bacharelado (BCC), está entre os que têm a computação como atividade fim e visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. O profissional de Ciência da Computação tem em sua essência a característica de resolver problemas. Para isso, os estudantes devem possuir o domínio dos vários aspectos da computação, sendo capaz de transitar com naturalidade entre suas subáreas. Além disso, este profissional também deve ser capaz de absorver prontamente novas tecnologias de tal forma a acompanhar a evolução da área durante sua carreira. Também são características almejadas para os profissionais da Ciência da Computação a capacidade de analisar e modelar problemas, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor forma possível, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas, usando raciocínio lógico e bom-senso. Este profissional, com base em sua sólida formação científica e tecnológica, habilita-se para atuar em empresas e organizações do setor produtivo, órgãos públicos, centros de pesquisas e instituições de ensino. Este curso, além de contribuir para a formação de profissionais de computação no contexto nacional, visa atender à demanda existente na região de São José dos Campos e Vale do Paraíba. O objetivo principal do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFESP é formar profissionais com sólidos fundamentos em computação, especialmente em programação e desenvolvimento de sistemas, capazes de atuar livremente em diferentes áreas. Além disso, o profissional estará preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Para este fim, o curso busca oferecer aos alunos formação técnica e científica de excelência na área da computação.

Coordenador

Daniela Leal Musa - Professor(a) Profª Dra
musa@unifesp.br

Atos normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UC's e Conteúdos programático

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso

Voltar