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Projeto Monitoria

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Id 1182
Coordenador do Programa Fernando de Almeida Silveira
Título do Programa Psicologia e Humanismo: Condições e Possibilidades
Resumo do programa 1. Módulos envolvidos no projeto
Psicologia e Humanismo
Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo
2. Objetivos do projeto
Geral
● proporcionar ao estudante oportunidades de aproximação às atividades de ensino - planejamento, realização de atividades e avaliação - dos módulos “Psicologia e Humanismo” e “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo” do curso de psicologia.
Específicos
● possibilitar o aprofundamento do estudante perante as oito correntes filosófico-psicológicas constantes do módulo “Psicologia e Humanismo”; e capacitar o aluno a fazer uma leitura mais crítica e rigorosa sobre o processo de constituição histórico-discursiva da Psicologia, em seus processos de subjetivação, abordados no módulo “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo”.
● desenvolver habilidades de facilitação e interlocução enquanto elemento-chave na tríade estudantes-monitores-docente;
● reconhecer as metodologias e instrumentais de aprendizagem, com o intuito simultâneo de se apropriar delas, bem como aprimorá-las;
● desenvolver habilidades de redação de relatórios e pôsteres a partir do referencial existencial-humanista; como também em sua crítica arqueogenealógica, baseada na filosofia de Michel Foucault.

3. Descrição das Atividades a Serem Desenvolvidas pelos/as Monitores/as
Atividades presenciais (6h semanais):
1. Orientação de grupos na preparação dos seminários;
2. Articulação da disponibilização dos textos e de suas leituras em sala de aula;
3. Reuniões periódicas com o professor para avaliação das aulas, realização de ajustes no planejamento, discussão de textos complementares;
4. Colaboração no controle da presença em sala de aula;
5. Auxílio na avaliação do semestre e no planejamento do próximo.
Atividades não presenciais (6 h/semanais):
1. Detecção de necessidades da turma em relação ao conteúdo dos módulos, na dissolução de dúvidas dos estudantes e seus decorrentes encaminhamentos;
2. Leituras;
3. Revisão do “layout” dos slides das aulas;
4. Colaboração na seleção dos textos introdutórios às aulas;
5. Atualização dos arquivos de textos da pasta dos módulos e do instrumental Google Drive a novos recursos tecnológicos;
6. Implementação de novos recursos midiáticos e presenciais, se necessária;
7. Elaboração do relatório final das atividades de monitoria;
8. Elaboração e apresentação de pôsteres para apresentação em congresso universitário.

Metodologias a serem utilizadas para Execução do Projeto
A Psicologia Existencial-Humanista, apresentada no módulo fixo: “Psicologia e Humanismo”, surge historicamente enquanto reação à objetivação do psiquismo, inerente ao positivismo psico-científico, ao senso comum e à Psicanálise, no distanciamento da dimensão do vivido, concernente ao ser-no-mundo. Este módulo apresenta as Psicologias Humanistas em seu resgate fenomênico-existencial do indivíduo, através da apresentação de panorama epistêmico dos seus principais pensadores e com a análise da filosofia de Kierkegaard e da fenomenologia de Husserl, filosofias de Heidegger, Moreno, Merleau-Ponty, Sartre, Rogers e psicólogos gestaltistas, visando sua compreensão para aplicabilidade na Psicologia, bem como seus fundamentos e intervenções clínico-terapêuticas.
Por sua vez, a arqueogenealogia de Michel Foucault, apresentada no módulo eletivo: “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo” desnaturaliza, tanto as emanações do corpo enquanto enunciados-chave da psicologia – vontades, desejos, sentimentos, juízos, libido, dentre outras; como também noções fundamentais da ciência psicológica – dentre elas, consciência, inconsciente, self, existência, eu interior, personalidade, essência, ser, percepção. De forma que até a própria noção de psiqué é considerada invenção histórico-discursiva, a qual só têm sentido se inserida em determinados arranjos epistêmicos de produção de razões, no caso, o surgimento do pensamento moderno, fundante das ciências humanas em geral. Devido à importância da Psicologia em Foucault, este módulo apresenta a ordem do discurso foucaultiano sobre os saberes psicológicos e seus “conceitos-chave” – corpo, alma moderna e psiqué em sua arqueogenealogia. No semestre dessa monitoria em questão, serão estudadas, especificamente, as interfaces da Psicologia na genealogia de Foucault, fase marcada pelo primado dos saberes e poderes perante as práticas psicológicas, relevadas, principalmente, nas obras: “Vigiar e Punir”; “História da Sexualidade – A Vontade de Saber”.
A execução do Projeto de Monitoria terá três frentes de atuação, com suas respectivas demandas metodológicas, aplicadas nos dois módulos em questão, conforme a seguir.
Inicialmente, a execução do projeto terá, enquanto um dos pontos de partida, um conjunto de aprimoramentos sistematizados, a partir de sugestões de melhorias das Turmas anteriores.
Assim sendo, as primeiras reuniões de monitoria serão realizadas para reconhecimento dos aprimoramentos sugeridos, a partir dos quais serão estabelecidas as estratégias de atuação dos monitores, de caráter preparatório das referidas melhorias. Dentre elas, destaca-se: a) atualização dos slides das aulas, em conformidade com avanços tecnológicos e estéticos atuais; b) definição de textos introdutórios às aulas, a serem lidos no começo delas, compondo com a vasta bibliografia de leitura principal e complementar, já estabelecida; c) articulação entre os instrumentais Google Drive de arquivos de textos, os textos da pasta do módulo e outras possibilidades de acesso a conteúdo de estudos; d) escuta de sugestões criativas, emergentes na relação docente-monitores, principalmente diante dos avanços em termos de estratégias expositivas e de fixação/aprendizagem do conteúdo apresentado, implementadas pelos monitores no último período de Monitoria.
A segunda frente de atuação diz respeito à preparação teórico-conceitual dos monitores para o auxílio dos estudantes à preparação dos seminários, bem como à dissolução geral de dúvidas sobre os princípios gerais das abordagens filosófico-psicológicas estudadas nesses dois módulos, através da definição de leituras não-presenciais, bem como de reuniões de estudos – pelo menos, mensais.
A terceira frente de atuação se refere ao aprendizado da preparação do relatório final da monitoria, bem como na confecção de pôsteres das atividades para congresso científico, na interface entre o estudo téorico-conceitual dos conteúdos a serem relatados e apresentados; bem como na orientação das regras científicas de preparação de pôsteres e painéis.
Estas três frentes de atuação serão acompanhadas de reuniões com o docente, de leituras de textos e de atividades de sensibilização do monitor para a implementação do pleno desempenho de suas atividades.
E a partir das três frentes de atuação acima dispostas, visa-se propiciar ao monitor, uma condição de aprofundamento dos conteúdos do módulo já cursado de “Psicologia e Humanismo”, agora sob a ótica interventiva de estruturação e suporte ao módulo. Bem como oferecer subsídios para um aprofundamento sobre os limites práticos, discursivos e epistêmicos, a serem desenvolvidos no módulo: “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito ContemporâneoEm uma interface colaborativa na qual o estudante poderá se situar, mais empaticamente, do lado do docente, em um exercício mais ativo de produção do conhecimento, em uma relação na qual monitoria, dialogia com docente e experiência científica de produção de relatório e pôsteres se reforçam mutuamente, de maneira a ampliar os horizontes de realização do estudante, não só no contexto da graduação mas enquanto sensibilização para hipotética definição futura de carreira.

Número de alunos/as a serem beneficiados/as
1. Cinquenta alunos no primeiro semestre, referente ao módulo fixo: “Psicologia e Humanismo”;
2. Vagas para até quarenta alunos da graduação, referente ao módulo eletivo: “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo”.

Métodos de avaliação dos objetivos propostos
1. Por parte do professor: acompanhamento semanal dos monitores nas supervisões de seminários e nas discussões de textos;
2. Por parte dos/as monitores/as: avaliação escrita dos monitores de sua experiência: elaboração de relatório de atividades;
3. Por parte dos/as estudantes: avaliação escrita e anônima ao final de cada semestre, através de questionário com questões abertas.





Especificação Perfil desejado dos monitores
• disponibilidade para aprendizado e aprimoramento dos instrumentais didático-pedagógicos dos módulos em questão;
• disposição afetiva para a abordagem existencial-humanista, referente ao módulo: “Psicologia e Humanismo”; bem como aos estudos dos seus limites práticos, discursivos e epistêmicos, a serem desenvolvidos no módulo eletivo: “Fenomenologia, Arqueogenealogia e Sujeito Contemporâneo”;
• participação anterior no módulo “Psicologia e Humanismo”.
Critério 1. disponibilidade de horários para as atividades presenciais e não presenciais, referentes aos dois módulos em questão;
2. Não ter outra bolsa, no caso de ser bolsista;
3. Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação do Instituto de Saúde e
Sociedade;
4. Ter cursado e ter sido aprovado no módulo “Psicologia e Humanismo”;
5. Demonstrar conhecimento básico dos conceitos e raciocínios da abordagem existencial-humanista e disposição para estudar seus limites práticos, discursivos e epistêmicos;
6. Demonstrar interesse Metodologias a serem utilizadas para Execução do Projeto

A Inscrição será virtual pelo e-mail: humanismomonitoria@gmail.com, com envio de carta de intenção (word ou pdf), contendo:
1- dados pessoais do candidato (necessários: nome, endereço, e-mail, Turma; CPF, número de matrícula, importante: telefone).
2 - projeto a ser desenvolvido na Monitoria, nos termos das orientações deste Edital.
Embora a seleção seja pela carta de intenção acima, será possível que haja agendamento de entrevista online a se realizar no dia 22/09/2021, quarta-feira, das 10:30 hs às 12:00 hs.
A entrevista online será realizada pelo googlemeet:
meet.google.com/cmf-xcmk-bhz
A necessidade da entrevista de seleção será confirmada por e-mail até o dia 20/09/2021, segunda-feira às 18 horas, sujeita a eventuais alterações de data e lugar online. Recomenda-se ao candidato(a) que pré-reserve o referido horário da entrevista online, para caso ela se confirme.



Local de inscrição dos candidatos A Inscrição será virtual pelo e-mail: humanismomonitoria@gmail.com, nos termos do ítem acima: Critérios para o processo de seleção.


Data do processo de seleção 22/09/2021
Número de vagas remuneradas 0
Número de vagas-voluntários 3
Contato humanismomonitoria@gmail.com
Periodo de Inscrição 09/09/21 a 19/09/21 às 23:59 hs.
Data de envio 08/06/2021