Projeto Monitoria voltar Id 1319 Coordenador do Programa Andreia dos Santos Menezes Título do Programa Licenciatura em Português-Espanhol Resumo do programa No âmbito deste projeto, os(as) monitores(as) contribuirão com as atividades das UCs Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola II e I, e auxiliarão seus pares no desempenho das tarefas relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II e I. Entre os vários benefícios que a experiência da monitoria vem proporcionando a todos(as) os(as) discentes envolvidos(as), citamos: - a oportunidade de reflexão sobre a formação inicial de professores(as) de espanhol; - a iniciação à pesquisa sobre formação docente; - a contribuição para o desenvolvimento da autonomia e da prática reflexiva; - e, por conseguinte, uma melhor qualidade na formação docente do(a) aluno(a)-estagiário(a). Assim sendo, em razão do já observado grande envolvimento de monitores(as) em atividades de ensino na graduação, junto a seus pares, o presente projeto de monitoria reafirma a importância do caráter colaborativo e do cultivo da troca de experiências na formação docente. Espera-se que os(as) monitores(as) desenvolvam as seguintes atividades: - Leitura e análise dos programas das UCs Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola II e I, bem como de suas respectivas bibliografias, no intuito de atender às demandas apresentadas pelos(as) discentes. - Colaboração no esclarecimento de dúvidas pontuais surgidas durante os atendimentos a seus pares. - Administração e manutenção dos canais de comunicação já existentes para interação com seus pares, tais como: contas de email, páginas em redes sociais, espaços de armazenamento na nuvem etc. - Auxílio na alimentação do espaço destinado às UCs de Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola II e I e ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II e I nas plataformas utilizadas pelas UCs. - Colaboração na organização dos grupos de estagiários a partir de orientações das escolas conveniadas. - Auxílio na preparação de atividades e materiais para execução dos estágios com a supervisão das docentes responsáveis. - Participação em reuniões periódicas com os(as) docentes responsáveis para a discussão dos relatórios e andamento do projeto. - Participação na elaboração, divulgação e execução dos cursos de extensão de língua espanhola oferecidos como cumprimento das horas de regência do estágio. - Participação na elaboração, divulgação e execução dos eventos relacionados às Licenciaturas em Letras, bem como daqueles organizados pela área de Língua Espanhola e suas Literaturas. - Participação na organização, divulgação e execução de minicursos, oficinas e palestras de extensão para formação de professores promovidos pela Comissão de Licenciatura. - Participação efetiva na comunicação entre os(as) diversos(as) envolvidos(as) nas atividades do estágio supervisionado. - Seleção de informações e elaboração de textos para divulgação no grupo de Monitoria de Espanhol nas redes sociais e no site do projeto de extensão Altavoz . - Elaboração de relatório final da monitoria a ser enviado à ProGrad. - Apresentação dos resultados do projeto no Congresso Acadêmico da Unifesp. Especificação O perfil desejado para os(as) monitores(as) contempla os seguintes critérios: - ser discente das Licenciaturas em Letras do campus Guarulhos; - ter especial interesse pela prática docente; - ter conhecimento e desempenho na língua espanhola adequado à função pretendida; - ter familiaridade com a produção de textos acadêmicos; - ter iniciativa, espírito de liderança e de colaboração; - ter 12 horas semanais disponíveis para as atividades de monitoria; - ter disponibilidade para reuniões com as(os) docentes responsáveis pelas UCs atendidas pelo projeto, bem como para encontros regulares com os(as) discentes; - apresentar evidências de envolvimento responsável com o curso em que estão matriculados. Critério O primeiro critério de seleção será o cumprimento dos requisitos do edital: - ser discente regularmente matriculado(a) em curso de graduação em Letras da Unifesp; - ter preferencialmente cursado e sido aprovado(a) nas Unidades Curriculares atendidas pelo presente Projeto de Monitoria; - disponibilidade de tempo para a atividade semanal do(a) monitor(a) – 12h (junto aos(às) discentes ou docentes); - as atividades dos(as) monitores(as) não poderão conflitar com suas obrigações acadêmicas. - o (a) monitor(a) bolsista não poderá acumular bolsas acadêmicas ou possuir vínculo empregatício. A seleção dos(as) monitores(as) envolverá os seguintes instrumentos: análise do currículo dos(as) candidatos(as), de uma carta de intenções, do histórico acadêmico e uma entrevista. Na análise do currículo e do histórico acadêmico será avaliada a relação entre o perfil solicitado e o percurso do(a) candidato(a). Na carta de intenções, serão observados quais os motivos que levaram o(a) candidato(a) a pleitear a vaga, o que ele(a) entende pela monitoria e quais suas sugestões para o aprimoramento do projeto. Na entrevista serão avaliados o envolvimento com o curso em que está matriculado(a) e se o perfil realmente vai ao encontro das necessidades do projeto. Serão selecionados(as) os(as) candidatos(as) que melhor cumpram os requisitos apontados na descrição do perfil. Para a classificação, prevalecerá o desempenho na entrevista e em caso de empate, será considerada a média ponderada das unidades curriculares do curso em que o(a) candidato(a) está matriculado(a). Local de inscrição dos candidatos Os(As) interessados(as) deverão enviar os documentos (currículo, carta de intenções e histórico acadêmico) para o email fund.espanhol.eflch@gmai Data do processo de seleção 04/08/2023 Número de vagas remuneradas 1 Número de vagas-voluntários 2 Contato fund.espanhol.eflch@gmail.com Periodo de Inscrição Envio dos documentos até dia 01/08/2023. Data de envio 27/06/2023