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Projeto Monitoria

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Id 1321
Coordenador do Programa Sylvia helena Souza da Silva Batista
Título do Programa Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social: aproximações com aprendizagens sobre/na e com docências
Resumo do programa O processo de formação acadêmica abrange a inserção do universitário em uma rede de atividades que possibilite a construção de uma identidade profissional ancorada não somente nos saberes específicos e técnico-científicos de um dado campo de trabalho, mas também em saberes que articulem diferentes contribuições disciplinares e diversos espaços do exercício profissional.
Nesse sentido, a monitoria no contexto da universidade tem assumido, historicamente, o compromisso de aproximar os estudantes da docência universitária, configurando cenários de aprendizagem que possam ampliar a compreensão da carreira acadêmica, onde imbricam-se ensino, pesquisa e extensão.É com este entendimento que se propõe o presente Projeto de Monitoria, entendendo-o diferenciado de um projeto de pesquisa e/ou de extensão, mas acreditando que o aprender a ensinar implica, necessariamente, a reflexão sobre os processos de investigação e intervenção na realidade. Procura-se, desta forma, superar as fragmentações ensino-pesquisa-extensão, bem como criar um clima de monitoria que insira os alunos nos processos de ensino-estudo-aprendizagem que se expressam no cotidiano da universidade.Reconhece-se, também, que esta perspectiva de situar a monitoria como um espaço privilegiado do aprender na universidade, tem como balizas importantes os fundamentos do Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista, especialmente os pressupostos da educação interprofissional e da aprendizagem colaborativa. No bojo do referido Projeto Pedagógico, como Eixo Comum, o presente Projeto de Monitoria abrange estudantes dos Cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Psicologia e Serviço Social.
Assume como objetivos: 1. Estabelecer um plano de estudos com os(as) monitores(as), procurando identificar os núcleos temáticos que orientam a proposta implementada pelo Eixo O Ser Humano em sua Inserção Social, com ênfase aos temas/conteúdos desenvolvidos nos módulos a serem desenvolvidos no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024;
2. Construir um plano de atividades, em conjunto docentes e discentes, que possam ser desenvolvidas pelos(as) monitores(as), sob supervisão dos professores, vinculadas ao apoio (discussão teórica, ajuda no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos solicitados, grupos de estudo), sobre pontos discutidos em sala de aula e temas que constituam o espectro de interesses, necessidades e demandas do docente e do discente na relação de aprender e ensinar; 3. Estimular a elaboração de registros sistemáticos das atividades – portfólios, buscando identificar aspectos teórico-conceituais que possam ser aprofundados pelos professores; 4. Apreender, juntamente com os(as) monitores(as), temáticas que possam ser investigadas no contexto do ensino das ciências sociais e humanas na foímação em saúde, assumindo a docência para contextos formativos interprofissionais como um objeto de produção de conhecimento; 5. Construir espaços interprofissionais e colaboratios para aprendizagens das docências universitárias na formação na saúde.
As Unidades Curriculares envolvidas no presente Projeto Monitoria, desenvolvido no âmbito do Eixo Comum O Ser Humano e sua Inserção Social, são: Capitalismo, trabalho e Direitos (2 semestre de 2023/ 2 Termo), Constituição do Humano, Políticas e Marcadores Sociais da Diferença (2 semestre de 2023/ 4Termo), Natureza, cultura e sociedade (1 semestre de 2024, 1 Termo) e Subjetividade, Corpo e Estigma (1 semestre de 2024, 3 Termo).Todas UCs referidas compreendem contextos formativos teórico-práticos e estão inseridas no Projeto de Curricularização da Extensão NGUZO: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA FORMAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE (PROEC 21992)
Especificação Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo docente entende que a/o estudante monitor para participar do desenho proposto, deverá:
- demonstrar envolvimento com as temáticas estudadas, responsabilidade com as atividades propostas e desempenho acadêmico satisfatório (frequência, participação, desempenho);
- interessar-se pela atividade de monitoria como um espaço de aproximação da docência universitária, demonstrando interesse em apoiar os colegas em suas atividades de estudo-aprendizagem nos módulos do Eixo;
- ter disponibilidade para encontro com os professores e horários a serem disponibilizados os estudantes (orientações, dúvidas, grupos de discussão);
Critério Considerando as características do Projeto Pedagógico do Campus e do Eixo O ser Humano e sua Inserção Social, assumimos como relevantes os seguintes critérios:
- Carta de intenções do(a) estudante(a) explicitando os motivos pelos quais deseja realizar a monitoria no âmbito deste Projeto;
- Produção de um photovoice / fotovoz (dar voz à experiência individual ou coletiva através de fotos) sobre como vejo a monitoria na universidade.
- Entrevista com os professores, aprofundando dimensões da carta, do photovoice ou fotovoz além de uma reflexãode seu percurso formativos nos diferentes eixos e atividades acadêmicas.
Local de inscrição dos candidatos ENVIAR A CARTA DE INTENÇÕES E O PHOTOVOICE ATÉ 31/07/2023 PARA O E-MAIL eixois@gmail.com
Data do processo de seleção 02/08/2023
Número de vagas remuneradas 2
Número de vagas-voluntários 8
Contato sylvia.batista@unifesp.br
Periodo de Inscrição 30/06 a 31/07 de 2023
Data de envio 28/06/2023