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Projeto Monitoria

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Id 1340
Coordenador do Programa Renata de Faria Barbosa
Título do Programa MONITORIA HÍBRIDA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo do programa O projeto será desenvolvido nos períodos letivos de 2023 e 2024 de maneira a contemplar três unidades curriculares (UCs) que reúnem conteúdos básicos de Cálculo e Estatística nos termos iniciais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas da Escola Paulista De Política, Economia e Negócios (EPPEN), campus Osasco. Nesse projeto, teremos duas modalidades de ensino: presencial e à distância, assim a monitoria necessita ser híbrida, atendendo esses dois formatos de ensino, totalizando 12h semanais. No tocante ao emprego das metodologias de aprendizagem ativa, ressalto a importância de estratégias pedagógicas que exijam uma postura ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem. As UCs atendidas compreendem: Matemática Básica (UC optativa à distância), Cálculo I (UC fixa) e Estatística I (UC fixa).
Assim, o presente projeto tem o objetivo de promover um ensino de Cálculo/estatística contextualizado e dinâmico, engajando os estudantes, através do emprego de estratégias pedagógicas ativas, realizando uma abordagem interdisciplinar, facilitando a assimilação e a sistematização do conhecimento para os discentes, propondo atividades que permitam ao aluno resgatar conceitos matemáticos imprescindíveis para sua formação superior. Além disso, este projeto também visa reduzir a evasão e a retenção dos discentes nas UCs atendidas promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem intimista e personalizado mediante a atuação dos monitores.
No tocante ao aluno-monitor, este projeto visa:
i) Desenvolver neste aluno habilidades e competências na atuação do ensino híbrido.
ii) Treinar e capacitar o aluno monitor, para atuar como tutor no AVA da UC, treinando-o no uso das ferramentas do moodle, na dinâmica de atendimento on line e no uso dos meios de comunicação.
iii) Desenvolver no aluno monitor competências e habilidades em metodologias ativas de ensino.
iv) Conscientizar o monitor que ele é, antes de tudo, um facilitador do aprendizado em sala de aula.
vi) Fortalecer a parceria professor – monitor através do diálogo responsável e de conteúdo técnico-científico, promovendo uma elevação recíproca de conhecimentos.
vii) Despertar no aluno - monitor seu senso de profissionalismo através de reuniões de avaliação periódicas e participativas.
Aos estudantes monitores cabe:
i) Participar na sala de aula, especialmente durante as atividades ativas propostas pelo docente, plantões de dúvidas em horários e dias diversificados de modo a atender o máximo de estudantes possível.
ii) Participar da reestruturação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UC de Matemática Básica, de forma a adequar os conteúdos à vivência e prática dos estudantes dos cursos ofertados pela EPPEN.
iii) Acompanhar as atividades propostas no AVA, elucidando as dúvidas, apoiar o docente nos feedbacks aos estudantes, realizar busca ativa e participação nos fóruns.
iv) Elaborar relatórios parciais e final das atividades desenvolvidas, dentro dos prazos estabelecidos para entrega;
v) Apresentar resultados com consequente divulgação nos meios de comunicação formais como congressos, seminários etc.
Tendo em vista a dificuldades da maioria dos discentes nas áreas de ciências exatas, especialmente em Matemática, disponibilizar um atendimento personalizado através dos monitores, certamente permitirá melhorias significativas no desempenho dos alunos, na compreensão dos conteúdos abordados nas UCs contempladas no projeto. Dessa maneira, esperamos contribuir como agentes facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, como motivadores no ensino interdisciplinar na área de exatas, reduzindo os números de retenções e desistências nas UCs abordadas no projeto.

Especificação Alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela EPPEN/UNIFESP/campus Osasco, cursados com bom desempenho acadêmico e com os seguintes interesses e competências:
i. Conhecimentos nas áreas de Cálculo e Estatística.
ii. Conhecimento desejável em tecnologias digitais.
iii. Conhecimentos relacionais: comunicação; participação em processos coletivos; orientação e escuta; autonomia; sistematização e compartilhamento de informações.
iv. Conhecimentos de informática
v. Habilidades na utilização de ferramentas web para publicação e edição de conteúdos online (blogs, Instagram e sites); moderação da comunicação em listas de discussão e redes sociais.
Critério Os alunos inscritos para exercício da monitoria serão selecionados segundo os critérios abaixo relacionados:

1ª Fase: Análise de currículo
2ª Fase: Entrevista pessoal
Local de inscrição dos candidatos A inscrição deverá ser realizada enviando uma carta de interesse e o histórico escolar para o endereço eletrônico renata.barbosa28@unifesp.br
Data do processo de seleção 09/08/2023
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 4
Contato renata.barbosa28@unifesp.br
Periodo de Inscrição 06/07/2023 à 08/08/2023
Data de envio 03/07/2023