Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1342
Coordenador do Programa Ivone Cipriano Oyama
Título do Programa A MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO DA BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA O CURSO DE BIOMEDICINA
Resumo do programa A Biologia do Desenvolvimento (BD) no curso de Biomedicina está segmentada em duas unidades curriculares (UC) semestrais a saber: a BD-I com uma carga horária de 64 horas e a BD-II com 66 horas. Além das aulas teóricas, são ministradas diversas aulas práticas, cuja carga horária corresponde a 28% e 32% do total de cada UC, respectivamente. A maioria dos estudos sobre o desenvolvimento embrionário e fetal utiliza organismos-modelo como animais invertebrados, roedores e aves, entre outros. Desse modo, cada fase embrionária como a clivagem/segmentação, a gastrulação, a inflexão/dobramento bem como a gametogênese e a organogênese podem ser compreendidas por meio da visualização de lâminas permanentes confeccionadas a partir de embriões e fetos de organismos-modelo específicos. No contexto do ensino da biologia do desenvolvimento, o estudo observacional dos períodos embrionário e fetal por meio de lâminas permanentes, em microscópio de luz, permite aos estudantes sedimentar o conteúdo teórico ministrado. Ainda, essa prática estimula a curiosidade científica acerca das questões relacionadas ao desenvolvimento humano. Sendo assim, o monitor desempenha um importante papel no que se refere à construção do processo ensino-aprendizagem, relativo aos temas concernentes à Biologia do Desenvolvimento. Por outro lado, o exercício da monitoria acadêmica, traz uma oportunidade ao estudante de ampliar o conhecimento nos temas em questão. Além disso, a participação no Programa de Monitoria contribui, de forma significativa para a formação acadêmica do estudante.
Especificação Afinidade para com a Disciplina de Biologia do Desenvolvimento e interesse pelas atividades de ensino são requisitos essenciais aos monitores deste programa de monitoria. A habilidade de comunicação e interação com os estudantes monitorados bem como a capacidade de sanar dúvidas dos temas abordados nas aulas, especialmente nas práticas, são fundamentais ao monitor das referidas UCs. Outros aspectos importantes para o bom desempenho das atividades de monitoria envolvem a ética, a tolerância e o respeito à diversidade em todas as suas formas.
Critério Os critérios para seleção dos candidatos às vagas de monitoria da Disciplina de Biologia do Desenvolvimento são os seguintes:
1. Aprovação com ótimo desempenho nas UCs BD-I e BD-II, comprovado pela análise do histórico escolar;
2. Estar regularmente matriculado no Curso de Graduação em Biomedicina da EPM/UNIFESP;
3. Possuir disponibilidade de horário (12 h/semanais) para o desenvolvimento das atividades de monitoria;
4. Aprovação em entrevista a ser realizada pelos docentes do projeto para avaliação da disponibilidade, do interesse e da motivação do candidato à monitoria.
Local de inscrição dos candidatos Enviar E-mail para Profa. Ivone (im.cipriano@unifesp.br) com cópia do Histórico Escolar.
Data do processo de seleção 27/07/2023
Número de vagas remuneradas 0
Número de vagas-voluntários 2
Contato im.cipriano@unifesp.br
Periodo de Inscrição 10 a 21/07/2023
Data de envio 04/07/2023