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Projeto Monitoria

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Id 1366
Coordenador do Programa Claudia Mazzei Nogueira
Título do Programa Teoria Social Crítica: ontologia, trabalho e dialética.
Resumo do programa A proposta do projeto de monitoria ocorre da necessidade de melhoria da formação discente do curso de Serviço Social, uma vez que possibilita estreitar o diálogo entre os/as docentes e discentes. A partir da construção pedagógica das disciplinas entre a docente e os/as monitores/as, o projeto visa estimular a iniciação à docência aos monitores/as, elaborando e participando do projeto pedagógico de formação institucional. Para este projeto, foram colocadas duas unidades curriculares que contemplam parte do eixo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social, que serão ministradas em duas turmas, em dois semestres subsequentes. Por isto, são trazidas duas disciplinas que serão debatidas e utilizadas por todo processo formativo e na atuação profissional. O objetivo deste é propiciar um espaço de atividade complementar aos alunos/as interessados no projeto de monitoria a vivenciar parte dos processos inerentes à prática docente, tendo em vista essa experiência complementar e de suma importância para a formação acadêmica, aprofundando sua apropriação dos conteúdos dos módulos, bem como, aguçar suas afeições pela docência. Serão realizadas reuniões pedagógicas para formulação e construção da atuação dos/as monitores/as a fim de garantir a implementação das atividades propostas para o semestre e todo o projeto. Tendendo o diálogo e debate a turma, debater assuntos fundamentais na formação acadêmica, como a ontologia, trabalho e diálogo como elementos que compõe a teoria social crítica. Como também, cabe apontar que as estratégias serão debatidas e construídas coletivamente para fins didáticos, como por exemplo a utilização de ferramentas e instrumentos para fins didáticos e apreensão pedagógica. Considerando que a vida acadêmica parte do pressuposto do tripé ensino-pesquisa-extensão, a monitoria possibilita parte da ativação deste tripé ao possibilitar a inserção do estudante na vivência do ensino sob a perspectiva da práxis. Portanto, nos traz variados ganhos no que tange a interação discente e docente, convida os estudantes a possibilidade de vivenciar a diversidade do processo de ensino-aprendizagem, garantir uma melhor exposição e importante a essas três categorias fundamentais e necessárias para a formação.
Especificação ➢ Ter boa capacidade de comunicação/expressão, demonstrando desenvoltura e facilidade de
expressão oral e escrita;
➢ Ter bom rendimento acadêmico nas UC ́s que serão contempladas pela monitoria;
➢ Demonstrar envolvimento pela prática de estudos e leituras;
➢ Ter tempo disponível para o acompanhamento da monitoria, tanto para atividades em sala de
aula, como na possibilidade de realização de plantão de dúvida referentes aos alunos/as e ao
processo de construção do projeto de monitoria como um todo;
➢ Ter facilidade com os instrumentos tecnológicos;
➢ Saber utilizar as plataformas digitais necessárias para fins de viabilizações do conteúdo.
Critério Critérios para seleção:
✓ Não estar envolvido/a com atividades acadêmicas no horário de execução da monitoria;
✓ Ter disponibilidade de 01 período semanal para reuniões/preparação para a monitoria em até
12h00 (doze horas) semanais para realização das atividades conforme a demanda da unidade
curricular.
✓ Desenvoltura e facilidade de expressão oral e escrita em meios virtuais;
✓ Conhecimento e proximidade das temáticas e conteúdo específicos que envolvem a UC.
✓ Estar devidamente matriculado/a no curso de Serviço Social.
✓ Ter sido aprovado/a nas UCs referentes à monitoria
Local de inscrição dos candidatos mazzeinogueira@uol.com.br
Data do processo de seleção 04/08/2023
Número de vagas remuneradas 0
Número de vagas-voluntários 2
Contato mazzeinogueira@uol.com.br
Periodo de Inscrição 24 de julho de 2023 a 28 de julho de 2023.
Data de envio 13/07/2023