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Projeto Monitoria

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Id 1382
Coordenador do Programa Fernanda Quaglio
Título do Programa MONITORIA EM PALEONTOLOGIA: EDUCANDO SOBRE O REGISTRO FOSSILÍFERO DO BRASIL
Resumo do programa Conhecer a Paleontologia é de extrema importância para o entendimento do passado da vida e das paisagens na Terra. O estudo
do registro fossilífero auxilia na compreensão da forma como a vida influenciou o meio-ambiente e vice-versa ao longo dos bilhões
de anos de sua existência. A compreensão dessa dinâmica auxilia na análise dos possíveis parâmetros controladores de mudanças
climáticas em várias escalas temporais.
Apresentar ao aluno os diversos estilos de preservação do registro fossilífero é imprescindível para que ele tenha condições de
discutir a dinâmica da diversidade biológica em escala de tempo geológico, suas relações com os ambientes atuais e pretéritos, e
aprender a reconhecer as diferentes formas de uso responsável dos recursos do nosso planeta. No entanto, o público em geral, e
até mesmo estudantes de graduação, desconhece
grandemente a importância dos fósseis, e até mesmo que o território brasileiro preserva jazigos fossilíferos de reconhecida
relevância científica mundial. O objetivo principal desta nova edição do projeto de Monitoria em Paleontologia é proporcionar aos
alunos das unidades curriculares atendidas acolhimento e estímulo a participarem das atividades propostas, fazendo a UNIFESP
mais presente em sua formação. Para tanto, buscará o apoio de estudantes dos cursos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas
e Ciências para atuarem como monitores de unidades curriculares com temas relacionados à Paleontologia no campus Diadema,
alcançando quase 300 alunos. Os monitores darão suporte à realização das aulas em regime remoto, auxiliando na moderação da
sala virtual e, principalmente, na criação de canais de comunicação diversos (como perfis em mídias sociais, grupo no Whatsapp e
Facebook, e plantões de dúvidas em salas de reunião virtuais) para aproximar docentes, monitores e alunos. Os monitores terão
também um papel importante na transformação de conteúdos e exercícios de arquivos em PDF para suas versões virtuais, a partir
de formulários on-line, cujo preenchimento gerará o retorno rápido das respostas, trazendo segurança para os alunos sobre seu
desempenho ao longo da unidade curricular cursada. Outras tarefas importantes serão a atualização da edição do vídeo sobre o
trabalho de campo, bem como a organização de conteúdos em Paleontologia em mídias sociais, sobre os quais os alunos das
unidades curriculares farão atividades. Diante do cenário de restrição de contato social que poderá persistir pelo menos ao largo
de 2021, é improvável que as unidades curriculares contem com atividades práticas, como aulas em laboratório e de campo. Caso
estas atividades sejam retomadas durante a vigência deste projeto, os monitores irão auxiliar com a seleção de amostras fósseis e
organização da visita de campo.
Especificação Bom desempenho na UC de Paleontologia; Interesse por paleontologia demonstrado por bom desempenho na prova oral; Boa
capacidade de comunicação com outros discentes e com professores; disponibilidade de atendimento e cumprimento com as
tarefas atribuídas; facilidade de manuseio com tecnologias de mídias sociais.
Critério Processo de avaliação por prova oral com 6 questões sobre conteúdo previsto na UC que consta no PPC do curso em que o
candidato está matriculado (Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências), com taxa de acerto mínima de
60%.
Local de inscrição dos candidatos https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHGSotr4gpybWnJoPVU0-FDcbxCIVLGqcuqG8xs8vjaSdBJQ/viewform?usp=sf_link
Data do processo de seleção 14/08/2023
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 4
Contato quaglio@unifesp.br
Periodo de Inscrição até 13/08/2023
Data de envio 04/08/2023