Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1383
Coordenador do Programa Fábio Ruiz Simões
Título do Programa Monitoria na Área de Química Teórica e Experimental no Eixo Ambiente Marinho 2023/2024
Resumo do programa O projeto será desenvolvido nos períodos letivos 2023 e 2024, junto às Unidades Curriculares (UCs) que reúnem os conteúdos disciplinares básicos de Química Teórica e Experimental Geral, Inorgânica, Orgânica, Analítica e Físico-Química.
O projeto visa atender a demanda dos discentes, especialmente nas UCs de química básica, obrigatórias para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar), ofertadas para os termos iniciais do curso constantes do no PPC iniciado em 2023 que são: Química Geral e Inorgânica, Princípios de Química Orgânica, Química Analítica Geral, Fenômenos Físico-Químicos e Laboratório de Química Geral Experimental bem como as UCs do PPC anterior Fenômenos Químicos I, Fenômenos Químicos II, Laboratório de Fenômenos Químicos e Laboratório de Fenômenos Físico-Químicos, visto que a maior parte dos discentes ingressantes à universidade tem apresentado um déficit alto nas áreas de exatas, em especial, a química. O projeto também atenderá a UC de Tecnologia Química que é eletiva do curso BICT-Mar e obrigatória no curso de Engenharia de Petróleo.
Todas as UCs obrigatórias que serão atendidas por esse projeto de monitoria compreendem em média 100 alunos para o período vespertino e 100 alunos para o período noturno. Para alguns módulos chegamos a atender 130 alunos pois estes módulo ainda apresentam uma carga alta de reprovação, portanto também são atendidas as turmas de alunos que estão realizando a DP. Nesse sentido, o projeto visa auxiliar e promover a melhoria do processo ensino/aprendizagem na área de química, especialmente para os discentes dos termos iniciais do curso BICT MAR.
As UCs teóricas e experimentais de química são obrigatórias para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar) da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Todas são de fundamental importância pois fornecem os conceitos básicos de química compreendendo as sub áreas da química geral, química inorgânica, química orgânica, química analítica e físico-química.
Com relação as UCs de química experimental, as atividades realizadas em laboratório detêm um risco associado devido a manipulação de reagentes químicos e vidrarias. Mais além, no contexto das aulas práticas, dentro do laboratório há manipulação de equipamentos elétricos, placas de aquecimento, material inflamável e exposição ao chamas (bico de Bunsen). Devido ao grande número de discentes por turma, a supervisão e acompanhamento dos discentes por monitores capacitados e professores é de fundamental importância, tanto para garantir a segurança de todos que estão no laboratório, como para viabilizar o melhor aproveitamento do discente na aula. Com um acompanhamento direto durante a realização dos experimentos, os discentes e monitores discutem os conceitos envolvidos o que auxilia e promove a melhoria do processo ensino/aprendizagem na área de Química. Esses módulos são oferecidos nos 1º e 2º anos do curso, e a grande maioria dos alunos, principalmente os ingressantes, apresentam pouca ou quase nenhuma experiência em laboratório de química.
Especificação Alunos regularmente matriculados no BICT-Mar, Engenharia do Petróleo ou Engenharia Ambiental com bom desempenho acadêmico e com os seguintes interesses e competências:
(a) conhecimentos na área de química teórica e experimental.
(b) preferencialmente ter desenvolvido ou estar desenvolvendo atividade de pesquisa que envolvam atividades práticas de laboratório.
(c) conhecimentos relacionais: comunicação; participação em atividades de grupo; orientação e escuta; autonomia; sistematização e compartilhamento de informações.
Critério Os alunos inscritos para exercício da monitoria serão selecionados segundo os critérios abaixo relacionados:
Pré Requisitos:
 Monitor bolsista: Ter cursado TODAS as UCs OBRIGATÓRIAS e ter sido aprovado em todas elas.
 Monitor voluntário: Ter cursado e ter sido aprovado na(s) UC(s) em que irá se candidatar, seja OBRIGATÓRIA ou ELETIVA
I) Fase 1: Classificação por coeficiente de rendimento (CR) em ordem decrescente. A nota será contabilizada pela normalização do CR sendo atribuído o valor de 10,0 para o candidato com maior CR e 6,0 para o candidato com menor CR dentre os habilitados.
II) Fase 2: Entrevista: serão avaliados os pontos descritos abaixo e será atribuída uma nota de 0 a 10:
 Motivação: baseado na experiência que espera conseguir desenvolvendo a atividade de monitoria; (peso 3,0)
 Experiências em atividades relacionadas ao projeto: conhecimentos na área de química, monitorias, IC, TCC e experiência em práticas de laboratório; (peso 4,0)
 Disponibilidade de horários: plantões e presenciais. (peso 3,0)
III) NOTA FINAL: será composta por uma média simples das notas das Fase I + Nota da entrevista / 2
IV) Caráter de desempate: caso haja empate será utilizado o coeficiente de rendimento (CR) para desempate.
Local de inscrição dos candidatos https://docs.google.com/forms/d/1ZiEEsUOAoR-J76j-mWGuqzj2powt7StcjK-aGdNA6c8/edit?usp=send_form&usp=drive_notify_edit_link
Data do processo de seleção 09/08/2023
Número de vagas remuneradas 3
Número de vagas-voluntários 16
Contato fabio.simoes@unifesp.br
Periodo de Inscrição 03 a 30/07/2023
Data de envio 10/08/2023