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Projeto Monitoria

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Id 1393
Coordenador do Programa Renata Marcilio Candido
Título do Programa MÉTODOS E TEORIAS EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DO SÉCULO XXI
Resumo do programa O presente projeto de monitoria pretende eleger um estudante ou uma estudante do Curso de Pedagogia para acompanhar as atividades pedagógicas das seguintes unidades curriculares: UC Teorias Pedagógicas (1º semestre de 2025) integra a matriz curricular e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia como disciplina obrigatória. É oferecida para estudantes do segundo ano (terceiro termo) que estejam regularmente matriculados. Tal UC tem como objetivo introduzir o aluno à discussão sobre as concepções de educação e teorias pedagógicas construídas ao longo da história do pensamento educacional; as teorizações sobre o ensino e o ato de ensinar; a genealogia das teorias pedagógicas e suas funções sociais; um breve panorama histórico da formação e do desenvolvimento das teorias pedagógicas e, as teorias pedagógicas e a configuração da educação escolar brasileira na contemporaneidade. A cada semestre, além das aulas teóricas, os estudantes tem a oportunidade de escolher pedagogos e pedagogistas para serem estudados no Curso, por exemplo, Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Herbart, Fröebel, Amílcar Cabral, Paulo Freire, Maria Montessori, Celestin Freinet, para citar alguns nomes. Após as escolhas dos educadores, o plano de ensino é organizado, as leituras estabelecidas e os estudantes organizados em grupos para estudos de cada educador indicado. As atividades pedagógicas estudos nessa UC buscam inserir os futuros professores na prática da docência por meio da investigação das diferentes formas de organizar o ensino, a escola e a docência em contextos sociais e históricos distintos. O monitor selecionado também teria atribuições junto à UC Residência Pedagógica em Educação Infantil (2º semestre de 2024 e 1º semestre de 2025). A UC é disciplina curricularizada e faz parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é um programa especial de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da UNIFESP, para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. Ele pretende superar a distância entre teoria e prática, usualmente presente na formação desses profissionais. Outra atividade que envolve as disciplinas ou UC apresentadas se relaciona ao Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre Escola e Docência. O grupo divide-se em duas linhas que pretendem: a linha de História da escola, que pretende congregar pesquisas voltadas para a história da escola com foco no insucesso escolar, reprovação, repetência e abandono - entendido como uma condição constitutiva da escola de ensino simultâneo. Seus pesquisadores procuram identificar e compreender, em temporalidades e fontes variadas, em especial no Brasil, repertórios explicativos do insucesso escolar, veiculados na imprensa pedagógica, nas políticas e reformas educacionais, nas orientações para formar professores e nas práticas docentes. E a linha sobre a História da Formação e da Prática Docente, que busca congregar estudos sobre formação de professores e instituições dedicadas a essa tarefa, assim como sobre elementos constituintes da profissão docente e suas representações em diferentes momentos históricos, no Brasil
Especificação ✓ Bom desempenho acadêmico e frequência;
✓ Possuir facilidade de comunicação e relacionamento;
✓ Ter bons conhecimentos de informática e Plataforma Moodle;
✓ Disponibilidades para atuar nas diferentes esferas que envolvem as UCs deste projeto;
✓ Disponibilidade para atuar em espaços externos ao campus Guarulhos;
✓ Disposição e disciplina para acompanhar o docente responsável em atividades relacionadas à docência e preceptoria em sala de aula e escola-campo;
✓ Pró-atividade e dinamismo.

Critério a. Ser aluno matriculado no Curso de Pedagogia - UNIFESP;
b. Análise do Histórico Escolar apresentado pelos candidatos à monitoria;
c. Disponibilidade para exercer a monitoria: 12 h semanais (6h presenciais junto aos colegas ou professores);
d. Não acumular mais de uma Bolsa Acadêmica;
e. Ter, preferencialmente, cursado e sido aprovado em uma das UCs, acima descritas, relacionadas a este Projeto de Monitoria.
Os candidatos deverão encaminhar por e-mail o histórico escolar e a carta de motivação na primeira fase do processo de seleção e, depois participar de uma entrevista presencial no campus Guarulhos. O resultado será comunicado pelo site oficial da Unifesp.
Local de inscrição dos candidatos Os interessados deverão enviar os documentos para o e-mail renata.candido@unifesp.br até o dia 15 de agosto de 2024. As entrevistas serão realizada
Data do processo de seleção 15/08/2024
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 2
Contato Renata Candido - renata.candido@unifesp.br
Periodo de Inscrição 08 de agosto até 14 de agosto de 2024
Data de envio 07/08/2024