Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1415
Coordenador do Programa Mariana Martins Villaça
Título do Programa História das Américas (Projeto num. 98)
Resumo do programa Os monitores deste projeto "Históira das Américas" atuarão nas UC´s de História da América II (2° semestre 2024), Período Vespertino e Noturno; e História da América I (1° semestre 2025), Período Noturno, disciplinas ministradas pelos professores Mariana Villaça e José Carlos Vilardaga. Ademais, este projeto de monitoria abrange o Laboratório de Pesquisa em História das Américas (LAPHA-UNIFESP), com seus encontros e debates mensais, e sua interface com as UC´s acima referenciadas; assim como o GEHINCA (Grupo de Estudos de História Indígena e Colonial Americana), atrelado ao Lapha e que objetiva reunir, regularmente, conforme calendário e cronograma previamente estabelecidos, alunos de graduação para a realização de debates e discussões de textos considerados fundamentais para a compreensão da história das Américas.
Objetivos do Projeto de Monitoria:
a. contribuir ao aprendizado da docência, aproximando o trabalho de docência dos Professores do curso de História aos interesses dos alunos, criando canais de cooperação recíproca;
b. auxiliar os discentes em suas atividades, esclarecendo dúvidas e mantendo canais de comunicação;
c. contribuir para o bom andamento das Políticas de Ações Afirmativas e/ou de Acessibilidade nas UC´s
d. estimular a pesquisa nas áreas das UCs envolvidas;
e. aproximar as práticas de ensino e pesquisa; aprimorando a divulgação acadêmica;
f. promover o envolvimento do monitor em Laboratórios de Pesquisa e Grupos de Estudo;
Sobre as atividades do monitor:

O monitor dedicará 12 (doze) horas semanais às atividades atribuídas pelos docentes responsáveis pelas UCs, cumpridas semanalmente fora dos horários regulares de aula, para as seguintes atividades:
a) Atividades junto aos professores responsáveis:
• Reuniões semanais de seleção e preparo de textos, a serem lidos com antecedência pelo monitor em relação às aulas;
• Auxílio na organização das plataformas para disponibilização de material de aulas;
• Controle de frequência semanal e das entregas de trabalhos, bem como auxílio no fechamento das notas e frequência;
• Mediações através de meios digitais na relação entre professores e alunos matriculados, com informações pertinentes às UCs;
• Auxílio na seleção e preparo de materiais de aula (mapas, documentos, documentários, imagens iconográficas);
• Envolvimento nas eventuais atividades desenvolvidas fora da sala de aula, como visitas a exposições ou estudos de campo previstas em Programa de UC;
• Participação ativa nos encontros mensais do Laboratório de Pesquisa em História das Américas (LAPHA) e envolvimento da preparação das atividades voltadas para as UC´s.
• Atualização do site e da página na rede social do LAPHA;
• Participação na organização dos encontros do GEHINCA.

b) Atividades junto aos alunos:
• Leitura dirigida e orientação de leitura dos textos selecionados junto com os Professores responsáveis; auxílio ao alunos para o acompanhamento do curso na perspectiva das Políticas afirmativas
• Discussão da bibliografia dos cursos;
• Plantão de dúvidas para orientação de preparação de seminários, tanto didáticos quanto de pesquisa, e de levantamento bibliográfico;
• Administração da formação de grupos e preparação de seminários e trabalhos grupais ou individuais;
• Submissão de questionário de avaliação ao final do curso, elaboração de um breve relatório sobre suas atividades, Apresentação das atividades de Monitoria no Congresso Acadêmico da UNIFESP.
Especificação O perfil ideal dos candidatos à monitoria é que tenham um bom desempenho acadêmico geral, comprovado pelo Histórico escolar, e a disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades de monitoria. Espera-se que o candidato tenha sido assíduo nos cursos nos quais se matriculou. Considera-se fundamental que os candidatos já tenham cursado as UC´s às quais pleiteiam monitorar, com bom desempenho e frequência.
Em termos de habilidades específicas, deseja-se candidatos com algum conhecimento no uso de: ferramentas de pesquisa com internet; programas de computador para preparação de material didático; redes sociais para divulgação de informes; Google Class, Moodle e plataformas digitais para reuniões , e nos rudimentos de leitura do idioma castelhano.
Critério A seleção ocorrerá por meio da avaliação do Histórico escolar (1a etapa) para a verificação dos critérios acima listados e , aqueles que forem selecionados, passarão para a 2a etapa, que será uma entrevista on line , a ser marcada por email pelos professores responsáveis. As entrevistas acontecerão no dia 15 de agosto (quina-feira), no periodo entre 14h e 17h. Os professores entrarão em contato com os alunos selecionados na 1a etapa para o envio do link e o agendamento de horário da entrevista.
Local de inscrição dos candidatos Enviar Histórico Escolar e email manifestando interesse para mariana.villaca@unifesp.br e jvilardaga@unifesp.br
Data do processo de seleção 15/08/2024
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 2
Contato mariana.villaca@unifesp.br
Periodo de Inscrição 09/08/2024 a 14/08/2024
Data de envio 08/08/2024