Projeto Monitoria voltar Id 1423 Coordenador do Programa Greice de Nóbrega e Sousa Título do Programa PROJETO DE BOLSA ACADÊMICA DE MONITORIA EM LÍNGUA ESPANHOLA 2023-2024 Resumo do programa Com o presente Projeto pretendemos criar condições que contribuam para que: - os/as estudantes participantes que apresentem necessidade de apoio e/ou aprofundamento no seu processo de ensino/aprendizagem e no desenvolvimento de suas habilidades em língua espanhola, tenham um espaço e oportunidades que contemplem esta demanda; - por meio de atividades colaborativas com outros/as estudantes, os alunos/as participantes tenham a possibilidade de ampliar seus conhecimentos não somente sobre a língua espanhola, como também sobre a cultura dos diferentes povos e países do universo hispanofalante; - os/as alunos/as participantes sejam motivados à pesquisa e à autonomia acadêmica; - os/as discentes monitores/as aprofundem seus conhecimentos morfossintáticos, lexicais e discursivos-orais em língua espanhola para o desenvolvimento de suas competências acadêmicas e profissionais; - os/as monitores/as aprofundem e reflitam sobre a prática docente e desenvolvam e/ou aprimorem estratégias didáticas; - os/as monitores/as possam se integrar com os/as docentes das unidades curriculares na produção e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para o processo de acolhimento, inclusão, antirracismo e de auxílio no ensino/aprendizagem dos alunos participantes. Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos/as monitores/as: - Conhecer os programas das disciplinas, bem como de suas respectivas bibliografias, no intuito de atender às demandas apresentadas pelos/as alunos/as. - Conjuntamente com os/as docentes responsáveis das UCs, efetuar o levantamento e análise das necessidades e expectativas dos/as alunos/as participantes. - Elaborar atividades de compreensão e produção oral e escrita em língua espanhola, sob orientação dos/as docentes responsáveis. - Elaborar atividades voltadas para o desenvolvimento de aspectos textuais, morfossintáticos, lexicais e culturais, sempre vinculadas aos conteúdos que estão sendo trabalhados em classe pelos/as professores/as. - Oferecer sessões de atendimento presencial e/ou remoto em horários compatíveis com a disponibilidade dos/as alunos/as participantes. - Ajudar a esclarecer dúvidas pontuais surgidas durante os horários de atendimento. - Colaborar com a construção de um banco de dados com links para recursos didáticos para a aprendizagem do espanhol, organizado por categorias: textos literários, jornalísticos, acadêmicos, dicionários, gramáticas, exercícios gramaticais, jogos didáticos, músicas, aspectos culturais relacionados aos países hispanofalantes, entre outros, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos referentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. - Participar de ações afirmativas e de inclusão e acolhimento a estudantes com deficiência, garantindo maior acessibilidade pedagógica e também priorizando esse aspecto de sua formação acadêmica, profissional e cidadã. - Elaborar relatórios mensais incluindo dados sobre a participação e desenvolvimento dos/as alunos/as participantes, avaliação do projeto de monitoria, bem como autoavaliações. - Participar em reuniões periódicas com os/as docentes responsáveis para a discussão dos relatórios e andamento do projeto. - Escrever o relatório final da monitoria a ser enviado à ProGrad. - Participar no Congresso Acadêmico (PIBIC, PIBIT, PIBEx, Monitoria). - Dar continuidade ao canal de comunicação via e-mail e whatsapp com os/as alunos/as da graduação, bem como implementar ou dar continuidade a outras formas virtuais de contato, tais como por redes sociais, pela plataforma Moodle, Classroom etc. - Divulgar os eventos promovidos pela área, assim como os promovidos pela instituição que envolvam a área, e colaborar em sua organização. - Organizar atividades acadêmicas e culturais em conjunto com as outras monitorias, com especial foco nas temáticas étnico-raciais que visem a uma educação antirracista, decolonial e intercultural. Unidades curriculares envolvidas no projeto: Língua Espanhola I - Língua Espanhola II - Língua Espanhola III Língua Espanhola IV - Língua Espanhola V - Língua Espanhola VI Especificação Espera-se que os/as monitores/as apresentem o seguinte perfil: - sejam estudantes do curso de Licenciatura ou Bacharelado Letras Português - Espanhol do Campus Guarulhos; - tenham, preferentemente, cursado e aprovado as UCs Língua Espanhola III; - tenham conhecimentos e desempenho na língua espanhola adequado à função pretendida, de modo a poder dar assistência no nível da monitoria às unidades curriculares desenvolvidas no curso de Letras; - tenham interesse pela docência e pesquisa na área de língua espanhola; - tenham disponibilidade de tempo para reuniões com o(a)s docentes, para preparação de atividades de ensino e para encontros regulares com os/as alunos/as; - apresentem evidências de envolvimento responsável com o curso em que estão matriculado/as; - tenham 12 horas semanais disponíveis para as atividades de monitoria (sendo 6 presenciais). Critério A seleção dos/as monitores/as envolverá dois instrumentos: - Análise do histórico escolar da graduação; - Análise de Carta de Interesse, através da qual será avaliado o perfil acadêmico do/a candidato/a e sua compatibilidade com as atividades da monitoria. Observação: Os/as candidatos/as poderão se autodeclarar(em) negros/as ou indígenas na carta de interesse. Local de inscrição dos candidatos Interessados/as enviar email para a coordenadora do projeto com a documentação exigida para o processo de seleção. Email: greice.nobrega@unifesp. Data do processo de seleção 16/08/2024 Número de vagas remuneradas 1 Número de vagas-voluntários 3 Contato greice.nobrega@unifesp.br Periodo de Inscrição 12/08/24 a 14/08/24 Data de envio 09/08/2024