Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1423
Coordenador do Programa Greice de Nóbrega e Sousa
Título do Programa PROJETO DE BOLSA ACADÊMICA DE MONITORIA EM LÍNGUA ESPANHOLA 2023-2024
Resumo do programa Com o presente Projeto pretendemos criar condições que contribuam para que:

- os/as estudantes participantes que apresentem necessidade de apoio e/ou aprofundamento no seu processo de ensino/aprendizagem e no desenvolvimento de suas habilidades em língua espanhola, tenham um espaço e oportunidades que contemplem esta demanda;
- por meio de atividades colaborativas com outros/as estudantes, os alunos/as participantes tenham a possibilidade de ampliar seus conhecimentos não somente sobre a língua espanhola, como também sobre a cultura dos diferentes povos e países do universo hispanofalante;
- os/as alunos/as participantes sejam motivados à pesquisa e à autonomia acadêmica;
- os/as discentes monitores/as aprofundem seus conhecimentos morfossintáticos, lexicais e discursivos-orais em língua espanhola para o desenvolvimento de suas competências acadêmicas e profissionais;
- os/as monitores/as aprofundem e reflitam sobre a prática docente e desenvolvam e/ou aprimorem estratégias didáticas;
- os/as monitores/as possam se integrar com os/as docentes das unidades curriculares na produção e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para o processo de acolhimento, inclusão, antirracismo e de auxílio no ensino/aprendizagem dos alunos participantes.

Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos/as monitores/as:

- Conhecer os programas das disciplinas, bem como de suas respectivas bibliografias, no intuito de atender às demandas apresentadas pelos/as alunos/as.
- Conjuntamente com os/as docentes responsáveis das UCs, efetuar o levantamento e análise das necessidades e expectativas dos/as alunos/as participantes.
- Elaborar atividades de compreensão e produção oral e escrita em língua espanhola, sob orientação dos/as docentes responsáveis.
- Elaborar atividades voltadas para o desenvolvimento de aspectos textuais, morfossintáticos, lexicais e culturais, sempre vinculadas aos conteúdos que estão sendo trabalhados em classe pelos/as professores/as.
- Oferecer sessões de atendimento presencial e/ou remoto em horários compatíveis com a disponibilidade dos/as alunos/as participantes.
- Ajudar a esclarecer dúvidas pontuais surgidas durante os horários de atendimento.
- Colaborar com a construção de um banco de dados com links para recursos didáticos para a aprendizagem do espanhol, organizado por categorias: textos literários, jornalísticos, acadêmicos, dicionários, gramáticas, exercícios gramaticais, jogos didáticos, músicas, aspectos culturais relacionados aos países hispanofalantes, entre outros, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos referentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
- Participar de ações afirmativas e de inclusão e acolhimento a estudantes com deficiência, garantindo maior acessibilidade pedagógica e também priorizando esse aspecto de sua formação acadêmica, profissional e cidadã.
- Elaborar relatórios mensais incluindo dados sobre a participação e desenvolvimento dos/as alunos/as participantes, avaliação do projeto de monitoria, bem como autoavaliações.
- Participar em reuniões periódicas com os/as docentes responsáveis para a discussão dos relatórios e andamento do projeto.
- Escrever o relatório final da monitoria a ser enviado à ProGrad.
- Participar no Congresso Acadêmico (PIBIC, PIBIT, PIBEx, Monitoria).
- Dar continuidade ao canal de comunicação via e-mail e whatsapp com os/as alunos/as da graduação, bem como implementar ou dar continuidade a outras formas virtuais de contato, tais como por redes sociais, pela plataforma Moodle, Classroom etc.
- Divulgar os eventos promovidos pela área, assim como os promovidos pela instituição que envolvam a área, e colaborar em sua organização.
- Organizar atividades acadêmicas e culturais em conjunto com as outras monitorias, com especial foco nas temáticas étnico-raciais que visem a uma educação antirracista, decolonial e intercultural.

Unidades curriculares envolvidas no projeto: Língua Espanhola I - Língua Espanhola II - Língua Espanhola III
Língua Espanhola IV - Língua Espanhola V - Língua Espanhola VI
Especificação Espera-se que os/as monitores/as apresentem o seguinte perfil:

- sejam estudantes do curso de Licenciatura ou Bacharelado Letras Português - Espanhol do Campus Guarulhos;
- tenham, preferentemente, cursado e aprovado as UCs Língua Espanhola III;
- tenham conhecimentos e desempenho na língua espanhola adequado à função pretendida, de modo a poder dar assistência no nível da monitoria às unidades curriculares desenvolvidas no curso de Letras;
- tenham interesse pela docência e pesquisa na área de língua espanhola;
- tenham disponibilidade de tempo para reuniões com o(a)s docentes, para preparação de atividades de ensino e para encontros regulares com os/as alunos/as;
- apresentem evidências de envolvimento responsável com o curso em que estão matriculado/as;
- tenham 12 horas semanais disponíveis para as atividades de monitoria (sendo 6 presenciais).
Critério A seleção dos/as monitores/as envolverá dois instrumentos:

- Análise do histórico escolar da graduação;
- Análise de Carta de Interesse, através da qual será avaliado o perfil acadêmico do/a candidato/a e sua compatibilidade com as atividades da monitoria.

Observação: Os/as candidatos/as poderão se autodeclarar(em) negros/as ou indígenas na carta de interesse.
Local de inscrição dos candidatos Interessados/as enviar email para a coordenadora do projeto com a documentação exigida para o processo de seleção.
Email: greice.nobrega@unifesp.
Data do processo de seleção 16/08/2024
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 3
Contato greice.nobrega@unifesp.br
Periodo de Inscrição 12/08/24 a 14/08/24
Data de envio 09/08/2024