Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1449
Coordenador do Programa Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros
Título do Programa Programa de Monitoria – Disciplina de Infectologia – 2024 – 2025
Resumo do programa As doenças infecciosas têm um papel de destaque na formação dos alunos de Medicina. A Infectologia, como especialidade médica, estuda as doenças infecciosas, se reveste de importância para os estudantes de medicina por seu expressivo impacto social e epidemiológico, tendo em vista que está diretamente associado à pobreza e à qualidade de vida, englobando doenças associadas a condições de habitação, alimentação, comportamento e higiene inadequada.
A identificação de novos microrganismos e o ressurgimento de doenças que se considerava controladas como o sarampo e a poliomielite, além de novas doenças emergentes como a covid-19, a gripe aviária, microrganismos resistentes aos antibióticos são importantes para os alunos independentemente da especialidade que vão cursar no futuro. Outro aspecto relevante é que a Monitoria em Infectologia pode formar influenciadores entre os alunos em medidas de prevenção de infecção, estimulando práticas como a higiene das mãos, higiene ambiental, combate a resistência microbiana, uso adequado de antibióticos, imunização e divulgação de protocolos institucionais.
Assim, pretendemos que o Programa de Monitoria em Infectologia estimule e aproxime os estudantes a se envolverem com as atividades de ensino e docência nos cursos de graduação por meio de ações supervisionadas junto às Unidades Curricular de Infectologia que são ministradas no terceiro e quinto-ano do curso de graduação de medicina, contribuindo para melhoria do aprendizado, do aproveitamento acadêmico e da qualidade do ensino.

2. Objetivos a serem alcançados com o projeto:
2.1 Aprimoramento do aprendizado na graduação do curso de medicina sobre o quadro clínico e o diagnóstico das doenças infecciosas;
2.2 Contribuição para melhoria do aproveitamento acadêmico e da qualidade do ensino dos alunos de graduação;
2.3 Formação de um aluno com maior conhecimento e crítica da relação hospedeiro-parasita com o meio ambiente, para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas;
2.4 Produção de ferramentas que estimule o aluno para atividade docente e ser um influenciador na aplicação de técnicas de prevenção de infecção e da resistência microbiana no ambiente hospitalar e para o público em geral.

3.Carga horária: 80 horas

4. Atividades
Os monitores acompanharão a preparação dos seminários (cerca de 14 seminários/turma), discussões clínicas e reuniões acadêmicas que serão realizadas pelos alunos da UC de Infectologia, terceiro-ano, durante todo o segundo semestre de 2024, pois a turma é dividida em quatro grupos (A, B, C, D) com cerca de 30 alunos por grupo que terá início em 05/08/2024, de acordo com o calendário acadêmico do Curso de Medicina.Em 2025, os monitores auxiliarão nas atividades do internato, pois estarão cursando o quinto ou sexto-ano com participação na organização das reuniões acadêmicas da Disciplina de Infectologia com o quinto-ano (UC 2000) que ocorrem todas as quintas-feiras das 8:30 às 10:00h, visitas didáticas na Enfermaria de Infectologia do Hospital São Paulo – HU Unifesp, diariamente, e nos laboratórios de ensino e pesquisa da Disciplina de Infectologia e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HSP-Unifesp.
Especificação Serão aceitos apenas alunos do quarto-ano ou do quinto-ano do Curso de Medicina, pois já concluíram a UC de Infectologia.
Critério Se o número de interessados for inferior a 4 (quatro) monitores, será realizada uma entrevista para seleção dos candidatos no dia 19/08/2024 às 12:00hs na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - 1 andar do Hospital São Paulo - HU Unifesp - Rua Napoleão de Barros 737, 1 andar, Vila Clementino, São Paulo, SP. Se o número de candidatos exceder o número de vagas, será realizado uma avaliação por escrito no mesmo dia e horário com duração de 1 hora. A avaliação versará sobre conteúdo ministrado na disciplina no ano de 2023 para o terceiro-ano. Os 4 (quatro) alunos com maior nota serão selecionados como moitores. O aluno que obter a maior nota será elegível para bolsa de monitoria e os demais como voluntários.
Local de inscrição dos candidatos Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - 1 andar do Hospital São Paulo - HU Unifesp
Rua Napoleão de Barros 737, 1 andar, Vila Clementino, S
Data do processo de seleção 19/08/2024
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 3
Contato emedeiros@unifesp.br
Periodo de Inscrição 14/08/2024 a 18/08/2024
Data de envio 14/08/2024