Projeto Monitoria voltar Id 1450 Coordenador do Programa Regina Cândida Ellero Gualtieri Título do Programa Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: História Social da Escola Práticas Pedagógicas e Pesquisa II- Atuação de Pedagogos em espaços não escolares Resumo do programa As Unidades Curriculares de História Social da Escola e Práticas Pedagógicas e Pesquisa II- Atuação de Pedagogos em espaços não escolares são oferecidas para turmas de alunos matriculados no curso de Pedagogia, respectivamente dos 1º e 2º termos, vespertino e noturno, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- EFLCH- campus Guarulhos. Objetivo do projeto: Propiciar a iniciação à docência a graduandos/as, por meio de práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da História da Educação e das Práticas Pedagógicas, no âmbito das Unidades Curriculares descrita a seguir. Unidade Curricular : História Social da Escola (ementa) - para o primeiro semestre de 2025 Características da educação moderna e contemporânea, com destaque para a educação brasileira. Concepção do projeto educativo gestado no Estado Moderno. Emergência da escola moderna. Valorização do saber pedagógico, no século XIX, o “século da pedagogia”. Generalização da forma escolar, no século 20, o “século da escola”. Consolidação e expansão da escola pública. Unidade Curricular: Práticas Pedagógicas e Pesquisa II- Atuação de Pedagogos em espaços não escolares (ementa) para o segundo semestre de 2024 Levantamento de espaços educativos não escolares em que pedagogos estejam atuando como ONG, hospitais, museus, centros de cultura, TV, rádio, empresas fabricantes de brinquedos e ou jogos educativos, órgãos públicos. Estudo sobre a atuação dos pedagogos nesses espaços. Aprofundamento teórico e conceitual sobre a pedagogia não escolar e o papel do pedagogo não docente. Realização de entrevistas com profissionais que atuam em espaços educativos não escolares. Especificação • habilidades de comunicação em público; • facilidade de relacionamento; • bom desempenho acadêmico; • preferencialmente ter cursado as respectivas Ucs envolvidas no presente projeto; • condições acadêmicas e disponibilidade para apoiar as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela professora responsável pelas Ucs do projeto; • domínio, na qualidade de usuário, das tecnologias de comunicação e informação (Internet, e-mail, ambiente do Moodle, do meet e do classroom). • disponibilidade de horário, dentro da grade de disciplinas do semestre, para se dedicar às atividades da monitoria. Critério Os/as monitores/as deverão ser alunos/alunas regularmente matriculados/as no curso de graduação da Unifesp, preferencialmente ter cursado e sido aprovado nas UCs do presente projeto, ter bom desempenho acadêmico, ter domínio de uso do computador em editores de texto, compilação e arquivo de programas e manejo de uso de imagens digitais, habilidades pessoais e profissionais para trabalho com grupos, capacidade de efetivar pesquisa sobre temas específicos da área da História da Educação, pró-atividade e dinamismo nas relações interpessoais. As atividades dos monitores não poderão conflitar com suas obrigações acadêmicas, o que implica que o monitor tenha disponibilidade para cumprir, no mínimo, 10 horas semanais para o projeto. Os monitores não poderão acumular mais de uma Bolsa Acadêmica: Iniciação Científica, FAPESP, PIBIC, PIBITI, PIBID, Residência Pedagógica, Extensão, Monitoria, Jovens Talentos, PET ou possuir vínculo empregatício. De modo a aferir as possibilidades de atendimento aos critérios anteriormente indicados, serão considerados na seleção dos monitores: • Análise de histórico escolar acadêmico; • Desempenho satisfatório durante entrevista de seleção com a professora responsável pelas UCs; • Declaração de que não acumula bolsa. Local de inscrição dos candidatos Pelo e-mail regina.gualtieri@unifesp.br Data do processo de seleção 16/08/2024 Número de vagas remuneradas 1 Número de vagas-voluntários 1 Contato regina.gualtieri@unifesp.br Periodo de Inscrição 14/08/ 2024 e 15/08/2024 Data de envio 14/08/2024