Projeto Monitoria voltar Id 1467 Coordenador do Programa Aline Klassen Título do Programa A química analítica e a análise instrumental – Instrumentos e estratégias para inclusão e melhor aproveitamento acadêmico Resumo do programa A área de química analítica vem propondo o projeto de monitoria desde o segundo semestre de 2019 nas unidades curriculares teórico-práticas Análise Instrumental I, Análise Instrumental II, ofertadas nos cursos de Química e Farmácia, bem como a Análise Instrumental ofertada no curso de Engenharia Química. O projeto proposto em 2019 tinha como base o baixo índice de aprendizado dos alunos em virtude do denso conteúdo ministrado nestas UCs que contemplam quatro grandes áreas instrumentais a saber: espectroscopia molecular, espectroscopia atômica, eletroanalítica e separação. De forma complementar, vale dizer, que este é o espaço formativo dentro dos cursos para a apresentação dos chamados métodos (técnicas) modernos de análise, que se caracterizam pela formação do sinal analítico a partir das propriedades físicas (emissão ou absorção de luz, corrente e potencial elétricos, etc), das espécies químicas estudadas que podem ou não estar acopladas a processos de separação (métodos cromatográficos), diferenciando-se dos métodos clássicos que, obrigatoriamente, dependem de reações químicas para a geração do respectivo sinal analítico. Os docentes envolvidos no projeto de monitoria aprovado em 2019 ficaram bem satisfeitos com a presença dos monitores. As ações dos mesmos promoveram um índice de aprovação extremamente alto entre os discentes. Em média, a porcentagem de reprovação nas UCs com a implantação do projeto de monitoria diminuiu; porém, ainda continuou aquém do esperado. A colaboração dos monitores na parte prática das UCs contribui para o aprendizado dos discentes aprimorando a relação ensino-aprendizado entre as partes envolvidas (aluno-monitor-professor). Ainda, os monitores ficaram entusiasmados em rever conteúdos previamente visto, porém, agora, com outros docentes os quais não tiveram aula, bem como com o planejamento pedagógico necessário para atender os discentes das UCs. Como resultados das iniciativas propostas nos projetos de monitoria entre os anos 2019 e 2024, constatou-se que, o processo de ensino-aprendizagem auxiliado pela monitoria foi nítido quando comparou-se os alunos que frequentavam a monitoria em relação aos que não a frequentavam. Neste sentido, o presente projeto visa propor novas estratégias, não somente, para sustentar e ampliar os resultados positivos, mas também, promover a inclusão com ações afirmativas. Desta forma, objetiva-se obter um melhor aproveitamento acadêmico, redução da evasão e aprimoramento dos monitores. Especificação Ser discente regularmente matriculado(a) em curso de graduação da Unifesp; · Ter preferencialmente cursado e sido aprovado(a) na(s) Unidade(s) Curricular(es) do Projeto de Monitoria; · Disponibilidade de tempo para a atividade semanal do(a) monitor(a) de 12 h (junto aos discentes ou docentes); · O(a) monitor(a) bolsista não poderá acumular Bolsas Acadêmicas (Extensão, FAPESP, Iniciação Científica, Jovens Talentos, Monitoria, PET, PIBIC, PIBITI, PIBID ou Residência Pedagógica) ou possuir vínculo empregatício. Critério A inscrição da monitoria será via e-mail endereçado à: aline.klassen@unifesp.br destacando o interesse ou não pela bolsa; · Anexar ao e-mail o histórico escolar · Ser pontual ao dia e horário marcado para a entrevista · Responder às perguntas no dia e horário da entrevista Local de inscrição dos candidatos A inscrição da monitoria será via e-mail endereçado à: aline.klassen@unifesp.br Data do processo de seleção 19/08/2024 Número de vagas remuneradas 2 Número de vagas-voluntários 3 Contato aline.klassen@unifesp.br Periodo de Inscrição 07/08/2024 a 18/08/2024 Data de envio 19/08/2024