Início Consulta

Projeto Monitoria

voltar 

Id 1170
Coordenador do Programa Josiane T. Martinez
Título do Programa Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria para as Unidades Curriculares Língua Grega I, Língua Grega II e Introdução aos Estudos Clássicos 2021-2022
Resumo do programa Considerando-se o panorama de dificuldades por vezes imposto pela complexidade gramatical e sintática das línguas declinadas, bem como o grande número de alunos matriculados nas unidades curriculares que serão atendidas por este projeto (Língua Grega I, Língua Grega II e Introdução aos Estudos Clássicos), este programa de monitoria tem por objetivo fornecer uma estrutura de apoio ao estudo da língua grega e da literatura clássica, prevendo a criação de plantões de dúvidas e de estudos dirigidos em grupo.
Dentre os diversos benefícios buscados pelo programa estão: (i) a possibilidade de apoio aos alunos com problemas em acompanhar o ritmo das aulas; (ii) a criação de um novo grupo de estudos envolvendo alunos com maior proficiência nas línguas; (iii) a oportunidade oferecida aos monitores de iniciação à docência e à pesquisa; (iv) maior diálogo e colaboração entre os docentes responsáveis, monitores e alunos participantes; (v) o incentivo ao desenvolvimento da autonomia do monitor e de seus colegas; (vi) um melhor aproveitamento da carga horária do curso e, consequentemente, uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Entre as atribuições dos monitores, além do atendimento direto aos alunos, estão incluídas também a pesquisa bibliográfica de materiais de apoio para o estudo de língua e literatura; a aplicação de questionários de avaliação do projeto junto aos alunos beneficiados; a elaboração de relatórios e a participação no Congresso Acadêmico da UNIFESP.
Especificação Este projeto é destinado aos alunos do campus Guarulhos provenientes tanto do curso de Letras quanto dos demais cursos da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas que já tenham cursado a disciplina de Introdução aos Estudos Clássicos e/ou disciplinas de língua grega e/ou frequentado as reuniões semanais dos Grupos de Estudos coordenados por professores da área. Espera-se que os monitores selecionados tenham interesse pela pesquisa e pela docência na área de estudos clássicos, que possuam proficiência acima da média dos alunos do campus na língua grega e bom desempenho nas demais disciplinas da área e que demonstrem interesse pelo estudo da Antiguidade greco-romana. É desejável que sejam comunicativos, tenham iniciativa e desenvoltura. Frente ao atual cenário de pandemia em que nos encontramos, é desejável também que os candidatos sejam capazes de trabalhar com ferramentas virtuais de ensino, como o Google Classroom, G Meet etc. Os candidatos devem apresentar evidências de envolvimento responsável com o curso em que estão matriculados. Os alunos selecionados deverão disponibilizar 12 horas semanais para as atividades de monitoria.
Critério A seleção dos monitores será feita por meio da análise do histórico escolar e do currículo, bem como por meio de uma entrevista, na qual será avaliado o perfil do candidato no que diz respeito ao conhecimento da língua grega e da literatura clássica. Espera-se bom domínio de conteúdos morfossintáticos e léxico-gramaticais, bem como capacidade de compreensão e de tradução de trechos dos textos originais para o português. Igualmente considerados serão seus méritos acadêmicos e sua participação nos grupos de estudos e atividades de pesquisa na área de Estudos Clássicos (considerando-se as causas que o motivaram a se inscrever para a monitoria, o envolvimento com o seu curso de graduação, o interesse pela pesquisa e docência, etc.).
Os candidatos receberão uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pela entrevista, currículo e histórico escolar. Serão eliminados os candidatos que tiverem nota inferior a 7,0 (sete). Serão aceitos os candidatos com as maiores notas. No caso de empate, será considerada a média ponderada das unidades curriculares da área de Estudos Clássicos; se permanecer o empate, o critério para desempate será a média ponderada das unidades curriculares do curso em que o candidato está matriculado.
Para a primeira etapa, os candidatos deverão enviar sua documentação (currículo e histórico escolar, em pdf) para o seguinte e-mail: josianemartinez7@gmail.com. Os candidatos pré-selecionados serão chamados para uma entrevista a ser realizada no dia 11 de agosto de 2021 (de forma remota).
Local de inscrição dos candidatos os candidatos deverão enviar a documentação (currículo e histórico escolar) para o seguinte e-mail: josianemartinez7@gmail.com
Data do processo de seleção 11/08/2021
Número de vagas remuneradas 1
Número de vagas-voluntários 6
Contato josianemartinez7@gmail.com
Periodo de Inscrição 19/07/2021 a 06/08/2021
Data de envio 01/06/2021